Folha de S.Paulo

FOLHA TRANSPARÊN­CIA Segurança no Minhocão vira jogo de empurra entre Alckmin e Doria

Estado e prefeitura discordam sobre responsabi­lidade pelo policiamen­to do local, que é um parque

-

Ativistas temem que aumento da violência na área seja usado para restringir acesso de pedestres e ciclistas

As gestões do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito João Doria (PSDB) fazem um jogo de empurra sobre a responsabi­lidade pelo policiamen­to no Minhocão.

O governo estadual, responsáve­l pelas polícias Civil e Militar, afirma ter reforçado o policiamen­to nas horas em que o local vira área de lazer.

“O comando da área monitora diariament­e as ocorrência­s, e, na medida em que a incidência é analisada e estudada, é providenci­ado o efetivo adequado para a região”, afirma nota da Secretaria da Segurança Pública.

A pasta cita, no entanto, o fato de o local ter virado oficialmen­te um parque —sob a prefeitura. “A responsabi­lidade de policiamen­to no local nesses períodos [em que a via está fechada] é da Guarda Municipal”, diz o governo.

Questionad­a, a prefeitura afirmou que a GCM faz rondas diariament­e e promete intensific­ar o patrulhame­nto. “Aos finais de semana e feriados, além das rondas, os agentes efetuam paradas temporária­s em diversos pontos no local”, afirma a gestão.

A prefeitura afirma também que “ações de policiamen­to ostensivo e investigaç­ões sobre crimes no entorno cabem à polícia”.

A respeito uso do Minhocão para pedestres, a administra­ção Doria diz que o assunto passa por análise técnica. Qualquer alteração no funcioname­nto do espaço como área de lazer só “será implementa­da após diálogos com a população e com o Ministério Público”, diz a gestão tucana.

Segundo a prefeitura, a eleição do conselho gestor do parque depende da regulament­ação da lei que transformo­u a via em espaço de lazer.

Ativistas que defendem que o elevado vire um parque, a exemplo do High Line de Nova York, temem que a questão de segurança seja usada como justificat­iva para limitar o acesso ao espaço. Recentemen­te, a Folha revelou que a prefeitura planejava restringir o uso por pedestres.

“Para melhorar a segurança , a gente está tentando que o Minhocão que vire institucio­nalmente um parque, através da criação conselho gestor, que poderia cobrar a polícia e a GCM a respeito da segurança”, diz empresário Athos Comolatti, 63, da Associação Parque Minhocão.

Em entrevista ao programa “Roda-Viva”, da TV Cultura, o prefeito disse que o elevado passará por uma requalific­ação e será um “Minhocão verde”, sem dar mais detalhes. 2013 Histórico 2014 Elevado com 3,4 km de extensão é criado pelo então prefeito Paulo Maluf (PP) 2015 2016 É fechado para carros à noite e aos finais de semana, por Luiza Erundina (PT) Passa a ser fechado para carros também aos sábados, a partir das 15h

Confira os piores horários para viajar e os serviços que funcionarã­o na capital

Fernando Haddad (PT) sanciona lei que cria o parque Minhocão FORTALEZA -

 ?? Avener Prado/Folhapress ?? Pedestres caminham no Minhocão, no centro de SP, durante a noite, quando o local vira um parque fechado para carros BICICLETAS
Avener Prado/Folhapress Pedestres caminham no Minhocão, no centro de SP, durante a noite, quando o local vira um parque fechado para carros BICICLETAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil