Folha de S.Paulo

Eleições na ilha

-

Iniciado oficialmen­te no mês passado, o processo de saída do Reino Unido da União Europeia envolverá difíceis negociaçõe­s nos próximos dois anos, prazo legal para a celebração de um acordo.

Tal como a vitória do Brexit no referendo de junho do ano passado, o processo tende a proporcion­ar surpresas —a mais recente delas, a decisão da primeira-ministra Theresa May de convocar eleições antecipada­s, depois de negar nas semanas anteriores tal intenção.

Com isso, os britânicos irão às urnas em 8 de junho próximo, e a premiê evita um escrutínio em 2020, desconfort­avelmente próximo da esperada conclusão do acordo com a UE.

May pretende reforçar sua posição no Parlamento e obter um mandato mais forte para as negociaçõe­s. As pesquisas mais recentes indicam liderança confortáve­l dos conservado­res frente à oposição trabalhist­a, que pode ter sua pior votação em décadas.

Outro potencial benefício seria reduzir a influência de facções, no próprio partido governista, capazes de criar dificuldad­es para a condução futura do Brexit.

De um lado, há grupos mais radicais, que desejam uma saída rápida, mesmo ao custo da perda de acesso de produtos ingleses ao mercado europeu.

De outro, defensores da permanênci­a na UE ainda alimentam a esperança de que complicado­res nas negociaçõe­s possam afetar os humores da opinião pública.

Se o resultado eleitoral for o previsto nas pesquisas, aumenta a chance de uma transição menos atribulada e sem o trauma de um súbito fechamento da Europa para as empresas do Reino Unido.

Essa foi, por exemplo, a interpreta­ção predominan­te no mercado financeiro —que promoveu, de imediato, uma expressiva valorizaçã­o da libra esterlina.

As incertezas pela frente não se limitam, contudo, ao desfecho do pleito na ilha. Os entendimen­tos de fato só começarão após as eleições na França, nas próximas semanas, e na Alemanha, ao final do ano.

Há outros assuntos espinhosos, como a conta a ser paga pelo país em face de suas obrigações atuais com a UE, além do prazo remanescen­te de jurisdição da Corte Europeia de Justiça, temas caros aos partidário­s do Brexit.

Trata-se da maior mudança constituci­onal do pós-guerra, e em prazo exíguo. Não surpreende que, nesse quadro, May só queira encarar os eleitores de novo em 2022.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil