Folha de S.Paulo

Príncipes britânicos lançam campanha de saúde mental

-

DE SÃO PAULO

O príncipe William, sua mulher, Kate, e seu irmão, Harry, gravaram um vídeo em que falam abertament­e sobre suas questões emocionais.

O vídeo de seis minutos faz parte de uma campanha mais ampla em defesa da saúde menta chamada “Heads Together”, ou “cabeças unidas”. No filmete, publicado em um canal oficial, os três contaram suas histórias pessoais em um tom informal.

A campanha visa quebrar estigmas sobre saúde mental e incentivar as pessoas a falar abertament­e sobre isso.

Nas imagens gravadas no Palácio de Kensington, o trio discute as dificuldad­es de se tornarem novos pais, de lidar com traumas no trabalho, com as pressões da vida moderna e com a morte da princesa Diana, em um acidente de carro em Paris, em 1997.

“Quando você tem filhos, coloca suas emoções e sua própria vida em perspectiv­a e tem sido muito interessan­te entender por que algumas coisa me afetam por que outras me afetam”, diz William.

Segundo na linha sucessória britânica, William fala sobre os impactos causados por casos que acompanhou quando trabalhava numa ambulância aérea das Forças Armadas como piloto.

Ele e Kate também falaram da paternidad­e. “Você nunca tem ideia do que está fazendo, não importa quantos livros leia, nada pode preparálo para isso”, disse Kate.

Os três discutiram aspectos da vida moderna, como o prejuízo causado pelas mídias sociais onde, diz Harry, “é sempre vendido como se a vida de todo mundo fosse perfeita”.

Em outro momento, Harry e William falam sobre a perda da mãe. “Nós ficamos mais próximos devido às circunstân­cias, mas nunca, durante todos esses anos, conversamo­s o suficiente sobre nossa mãe”, diz William. Harry acrescenta, logo depois, “nunca o suficiente”.

“Eu sempre pensei, qual o sentido de remexer o passado?”, diz Harry. “De trazer à tona algo que só vai deixar você triste, não vai mudar o que aconteceu, não vai trazêla de volta? Quando você começa a pensar assim, isso pode ser prejudicia­l”.

Harry também abordou esse tema em uma entrevista publicada nesta semana pelo jornal “The Telegraph”, dizendo que viveu dois anos de “caos total” após a morte da mãe.

Na entrevista, o príncipe disse que “blindou todas as suas emoções” por quase duas décadas, apesar de seu irmão mais velho ter tentado convencê-lo a buscar ajuda.

 ?? Dominic Lipinski/AFP ?? A partir da esq., Harry, Kate e William durante o lançamento do “Global Academy”, em Londres
Dominic Lipinski/AFP A partir da esq., Harry, Kate e William durante o lançamento do “Global Academy”, em Londres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil