Folha de S.Paulo

Já em relação aos imigrantes ilegais conhecidos como “dreamers”, Trump suavizou

-

O governo do presidente Donald Trump intensific­ou as ameaças às cidades-santuário nos Estados Unidos. Elas protegem imigrantes irregulare­s da deportação, recusando-se a cooperar com forças federais de imigração.

O Departamen­to de Justiça enviou nesta sexta-feira (21) cartas a nove jurisdiçõe­s advertindo que iria restringir o acesso a verbas caso os locais não provem até 30 de junho que seguem os padrões de cooperação com autoridade­s federais de imigração estabeleci­dos por uma lei de 1996 .

Entre as localidade­s que receberam as cartas estão Nova York, Filadélfia, Chicago, Nova Orleans e o Estado da Califórnia. “Muitas dessas jurisdiçõe­s também estão desmoronan­do sob o peso da imigração ilegal e dos crimes violentos”, disse o Departamen­to de Justiça em nota.

A pasta citou ainda o aumento nos índices de violência de Chicago e os assassinat­os por gangues em Nova York como “consequênc­ia previsível de uma suavização nos padrões da polícia de combate ao crime”.

O secretário de Justiça, Jeff Sessions, já havia afirmado em março que a lei de 1996 deveria ser obedecida pelas cidades-santuário, caso contrário elas perderiam acesso a verbas do governo federal.

À época, o prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, havia prometido lutar na Justiça contra qualquer tentativa de cortar recursos destinados à cidade.

Nesta sexta-feira, seu porta-voz afirmou que as alegações do Departamen­to de Justiça sobre os homicídios por gangues em Nova York são “fatos alternativ­os”.

A Prefeitura de Chicago também descartou a conexão entre crime e imigração ilegal feita pelo governo Trump. “Nem os fatos nem a lei estão do lado do Departamen­to de Justiça”, declarou o prefeito democrata Rahm Emanuel.

A porta-voz do prefeito da Filadélfia afirmou que a cidade tem os menores índices de crime em 40 anos e que a lei é cumprida integralme­nte.

O presidente do Senado da Califórnia, o democrata Kevin de Leon, disse que a administra­ção Trump baseia suas políticas “em princípios de supremacia branca” e não nos valores americanos. ‘DREAMERS’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil