Folha de S.Paulo

Uma matriarca de fé e amor pelo Corinthian­s

- YOLANDA DE OLIVEIRA SILVA (1921-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES SAMIRA ABUNASSER - Neste sábado (22/4) às 15h30, na Paróquia do Santíssimo Sacramento, r. Tutoia, 1.125, Paraíso, São Paulo (SP).

Era novembro de 2014 quando dona Yolanda, com seus 93 anos, foi homenagead­a pelo Corinthian­s, seu time do coração. Filha de Aristides, jogador do primeiro título do clube, ela entrou em campo com os jogadores e assistiu a uma partida na Tribuna de Honra da arena no centenário daquele campeonato.

Não importava quantas vezes ela repetisse essa história, seus olhos sempre brilhavam.

Torcedora antiga, ela contava do caminhão que passava pelo Bom Retiro para pegar o time, do revezament­o que as mulheres de jogadores faziam para lavar os uniformes, mas se recusava a assistir aos jogos do clube. Dizia que ficava muito nervosa.

Contar histórias, fossem do Corinthian­s ou de sua vida, era uma paixão para essa paulistana, que sempre viveu entre os bairros do Bom Retiro e do Tremembé. Lembrava de datas e detalhes com precisão.

Caseira, ela não gostava muito de sair e dedicava a maior parte do tempo à família e à Paróquia São Pedro.

Mudou-se para a casa de uma filha nas últimas décadas, transforma­ndo o local em uma espécie de ponto de encontro para os parentes.

Mas dona Yolanda não era de muita bagunça. Estava sempre tranquila, entretida em páginas e mais páginas de caça palavras ou pronta para a missa ou encontro na casa de vizinhos para rezar. Queria ajudar as pessoas e nunca esquecia de reservar uma parte da aposentado­ria para as cestas básicas que mandava para a igreja.

Apesar da ótima saúde, morreu no último dia 4, em decorrênci­a de complicaçõ­es após uma queda. Deixa seis filhos, 13 netos e 14 bisnetos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO

FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. ANÚNCIO PAGO NA FOLHA:

tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil