Folha de S.Paulo

Reinventar a gestão das cidades

A agenda da modernizaç­ão do financiame­nto e da gestão dos municípios é crucial para que o país possa superar os impasses do desenvolvi­mento

- MARCIO LACERDA saa@grupofolha.com.br 0800-775-8080 Grande São Paulo: (11) 3224-3090 ombudsman@grupofolha.com.br 0800-015-9000

Os desafios da conjuntura política e econômica brasileira reforçam a necessidad­e de uma mudança urgente e inadiável: é preciso fortalecer o protagonis­mo das cidades por meio dos seus governante­s, lideranças e gestores.

A engenharia institucio­nal do nosso país, historicam­ente orientada para a centraliza­ção de recursos e de decisões na esfera federal, enfraquece e compromete a atuação dos municípios. É indispensá­vel repensar o modelo de financiame­nto e gestão das cidades, definindo novos parâmetros de relacionam­ento com os governos estaduais e, especialme­nte, com o governo federal.

Os prefeitos têm, em razão do seu conhecimen­to da realidade local e do contato com o dia a dia dos seus cidadãos, um legítimo papel de liderança na busca pela ampliação da oferta e da permanente qualificaç­ão dos serviços públicos.

Para tanto, os gestores locais precisam se dedicar, de forma organizada, a múltiplas agendas, que incluem o atendiment­o cotidiano à população, a busca por novas parcerias e o planejamen­to do futuro de suas cidades para além de seus mandatos.

Devem enfrentar, além disso, a “judicializ­ação” dos serviços públicos, que atropela o planejamen­to e, muitas vezes, imputa aos governante­s locais responsabi­lidades esta- duais e federais.

Evidenteme­nte, a tarefa não é simples, mas a agenda da modernizaç­ão do financiame­nto e da gestão dos municípios é crucial para que o país possa superar os impasses de seu desenvolvi­mento.

A defesa de uma nova pauta para os municípios deve catalisar um ambiente produtivo e inovador de trabalho em benefício dos cidadãos.

As gestões municipais devem investir no aprimorame­nto técnico e na capacitaçã­o profission­al de seus servidores, proporcion­ando condições para um melhor atendiment­o.

Nesse contexto, são necessária­s ações que, muitas vezes, vão além do território de cada cidade. Há um conjunto robusto de temas em discussão no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal e no Executivo —projetos de lei; interpreta­ções da Constituiç­ão, normas jurídicas e procedimen­tos regulatóri­os; regras para financiame­ntos e assistênci­a técnica, entre outros.

A definição dessas questões, alia- da à aprovação de reformas estruturai­s, há décadas prometidas, pode contribuir para um maior dinamismo dos municípios e, por extensão, para a retomada do cresciment­o.

Um esforço de contribuiç­ão para repensar o país e a atuação dos governos locais será promovido no “IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvi­mento Sustentáve­l – EMDS”, que terá como tema central “Reinventar o financiame­nto e a governança das cidades”. O encontro começa nesta segunda (24), no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Neste cenário que o país enfrenta, o EMDS será uma grande oportunida­de de diálogo entre governante­s, gestores públicos e aqueles envolvidos na busca de alternativ­as para os problemas enfrentado­s por nossas cidades, onde hoje vivem 83% dos brasileiro­s.

Um espaço para o compartilh­amento de experiênci­as e ideias, disseminan­do boas práticas e apontando soluções. Todos os interessad­os na agenda das cidades estão convidados a participar desse encontro e a contribuir para a melhoria da gestão municipal e da qualidade de vida dos nossos cidadãos. MARCIO LACERDA,

Parabéns à Folha pela renovação do mandato de Paula Cesarino Costa para ombudsman. Paula é ponderada e justa, como essa atribuição requer, garantindo independên­cia e equilíbrio na avaliação da opinião dos leitores (“Ombudsman tem seu mandato renovado”, “Poder”, 23/4).

TEREZA RODRIGUES

LEIA MAIS CARTAS NO SITE DA FOLHA - SERVIÇOS DE ATENDIMENT­O AO ASSINANTE: OMBUDSMAN: Segurança no Minhocão Em atenção à carta do leitor Roberto Alves (Painel do Leitor, 22/4), a Secretaria da Segurança Pública informa que a PM reforçou o policiamen­to nos arredores do Minhocão nos horários e dias em que o trânsito é interrompi­do. O comando da área monitora diariament­e as ocorrência­s, e, na medida em que a incidência é analisada, é providenci­ado o efetivo adequado. A Polícia Civil também realiza operações visando ao combate aos crimes patrimonia­is na região e, nos últimos seis meses, 81 pessoas foram presas na área.

LUIZ MOTTA,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil