Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Abuso de autoridade O projeto de lei sobre abuso de autoridade é um gritante e clamoroso “errro”— sim, com três “erres”, pois nasce do pecado original de Renan Calheiros, passa pelas mãos sujas de Romero Jucá e encontra abrigo no destrambel­hado arremedo de Roberto Requião. Muito bem se percebe que eles não têm a necessária neutralida­de para, em plena tempestade perfeita, reformar a lei (Painel, 21/4)

CARLOS HENRIQUE ABRAO

Corrupção A excelente reportagem “30 anos de escândalos” (“Poder”, 23/4) evidencia o quanto estavam errados os que foram às rua gritar contra a corrupção petista e enxotaram Dilma, que, no máximo, tolerou a corrupção, certamente trincando os dentes. Sabidos ou ingênuos, acabaram pondo as raposas para cuidar do galinheiro.

CARLOS BRISOLA MARCONDES

Brilhante e seríssimo o texto de Sérgio Abranches(“A democracia Sitiada”, “Ilustríssi­ma”, 23/4), fantastica­mente ilustrado por Adams Carvalho. Análise rica e profunda do tema. Permita-me, Sérgio, ressaltar a necessidad­e premente de acompanhar­mos os passos de nossos políticos. Nosso mal é premiá-los nas eleições e abandonálo­s sem razão durante o mandato, já que a imprensa nos informa e as redes sociais nos favorecem.

ARALYS BORGES DE FREITAS

Constituin­te Educação O ensino em nosso país busca adequar-se às exigências dos conhecimen­tos da realidade do século 21, preocupaçã­o que o editorial “A base do ensino” (“Opinião”, 23/4) reflete . As escolas e seus agentes profission­ais debatem a questão há anos e têm como consenso que todo aluno merece o acesso ao conhecimen­to global, com as tecnologia­s aplicadas a cada área. Importa que cada sistema, público ou privado, atenda ao conteúdo mínimo da base nacional na perspectiv­a da melhoria do aprendizad­o de nossos alunos e da afirmação da identidade brasileira.

JONAS NILSON DA MATT

Colunistas Muito boa a coluna de Mauricio Stycer sobre o “Jornal da Cultura”. É inadmissív­el que seja mantido na bancada alguém como Marco Antonio Villa. Ele usa palavras de baixo calão ao se referir aos políticos que não são do seu gosto. Assisto ao “Jornal da Cultura” há vários anos, mas, quando esse sujeito está na bancada, mudo de canal (“Puxão de orelhas na TV Pública”, “Ilustrada”, 23/4).

LUIS CARLOS BONADIO

Não perco um programa da TV Cultura transmitid­o às segundas-feiras, principalm­ente pela participaç­ão de Marco Antonio Villa. Espero que, após a publicação do artigo, a TV Cultura não venha a censurá-lo.

LUIZ ANTONIO VARZINI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil