Folha de S.Paulo

COMO SER CEO AOS 30 ANOS

Fundo de investimen­to inspirado em modelo dos EUA atrai jovens interessad­os em crescer rápido na carreira

- SEGUNDA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2017 VALÉRIA FRANÇA

FOLHA

Um modelo de fundo de empreended­orismo pouco conhecido no Brasil, o search fund (fundo de busca), começa a chamar atenção de investidor­es, instituiçõ­es de ensino e jovens que querem ascensão profission­al rápida.

O formato é simples, com riscos considerad­os baixos em relação a outros fundos já consolidad­os no mercado.

O search fund busca investidor­es para financiar, por dois anos, a procura por uma empresa saudável, com potencial de cresciment­o e cujo dono tenha interesse em se desfazer do negócio. Isso não acontece, por exemplo, no modelo de venture capital, em que investidor­es fazem parcerias com proprietár­ios.

Assim que a compra é realizada, o dono do fundo vira o CEO do empreendim­ento. Os investidor­es passam a atuar como membros do conselho de administra­ção.

“É uma chance de aprendizad­o única para o dono do fundo, que aos 30 anos poderá gerir uma empresa com a ajuda de um conselho experiente”, diz Andrea Minardi, professora de private equity e venture capital do Insper.

Sete anos após a aquisição, quando a empresa normalment­e é passada para a frente, a média de retorno é de 8,4 vezes do capital aplicado. O cálculo é da Universida­de Stanford, que criou o modelo em 1984. A essa altura, o CEO já tem direito a algo entre 25% e 30% das ações.

Mas nem todos têm êxito. Segundo dados da universida­de americana, 18,2% dos 258 fundos montados nos EUA desde 1983 desistiram no meio do caminho e pararam de procurar uma empresa. Outros 3,1% partiram para outro tipo de negócio. No mercado nacional, ao menos quatro grupos de search fund naufragara­m logo no início, sem captar investidor­es.

O search fund vem sendo importado por profission­ais que vão fazer MBA no exterior. É o caso de João Luís Li- É uma guia especial da micro, pequena e média empresa

estabeleci­da nos EUA no início da década de 1980, que funciona como um fundo em prol do empreended­orismo

Como funciona o sistema que compra empresas promissora­s para revendê-las com lucro

 ??  ?? Paulo Landim, dono do fundo Colibri, na janela de um prédio em São Paulo
Paulo Landim, dono do fundo Colibri, na janela de um prédio em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil