Folha de S.Paulo

Uma forte e apaixonada professora de francês

- FERNANDA PEREIRA NEVES Nesta quarta (26/04) às 12h45, Igreja Nossa Senhora do Brasil, praça Nossa Sra. do Brasil, s/n - Jardim Paulista, São Paulo UMBERTO MAGNANI NETTO - Nesta quinta (27/04) às 17h30, Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fáti-

As aulas de francês entraram na vida de Corina como um passatempo. “Dondoca” até então, como lembra a filha Ana Maria, ela estava com mais de 40 anos e com os filhos já crescidos quando resolveu se aventurar novamente pelas salas de aula.

O convite para dar as primeiras aulas veio da própria escola alguns anos depois. Em parte por conta da dedicação que Corina empregava nos estudos, mas também devido às dificuldad­es que sua família passava na época.

Da Aliança Francesa, ela foi para aulas em outras escolas e depois para alunos particular­es. Passava os dias pra cima e pra baixo, “como uma maluca”, para cumprir sua agenda, lembra a filha.

Mesmo depois dos 80 anos continuava a dirigir seu carro pelas ruas de Ribeirão Preto, no interior paulista, para atender seus vários alunos.

Filha única de uma família humilde de Tietê, também no interior de SP, Corina chegou a Ribeirão depois do casamento com o fazendeiro José Carlos. Chegou a passar pela capital paulista antes, mas foi em Ribeirão Preto que acabou ficando a maior parte da vida.

De gênio forte, ela era decidida e exigente em casa e no trabalho. Com isso, acabou, não apenas ensinando o idioma, mas formando vários novos professore­s. Nas horas livres, gostava de jogos de buraco, de palavras cruzadas e de muita leitura —geralmente de livros em francês.

Viúva, fez questão de continuar morando sozinha até recentemen­te. Morreu no último dia 14, aos 94 anos, em decorrênci­a da falência de múltiplos órgãos. Deixa quatro filhos, oito netos e três bisnetos, além de muitos alunos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 1 ANO

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil