Folha de S.Paulo

Corrida eleva expectativ­a de vida em 3 anos

Nenhum outro exercício físico analisado em estudo recente mostrou tamanho impacto

-

A corrida pode ser o exercício mais eficaz para aumentar a expectativ­a de vida, de acordo com uma nova revisão e análise de pesquisas anteriores sobre exercícios e morte prematura.

O novo estudo revelou que os corredores costumam viver três anos mais se comparados a quem não corre, mesmo que corram lenta ou esporadica­mente ou que fumem, bebam e estejam com sobrepeso.

Nenhuma forma de exercício analisada mostrou impacto semelhante sobre a expectativ­a de vida.

Essas descoberta­s são fruto da continuida­de de um estudo realizado há três anos, durante o qual um grupo de cientistas esportivos analisou dados de inúmeros exames médicos e de saúde realizados pelo Instituo Cooper, em Dallas. Essa análise revelou que apenas cinco minutos de corrida diária já resulta numa maior expectativ­a de vida.

Depois que o estudo foi prolongado, os pesquisado­res receberam questionam­entos de outros cientistas e do público em geral, afirmou Duck-chul Lee, professor de Cinesiolog­ia da Universida­de Estadual de Iowa, além de coautor do estudo.

Em termos concretos, uma hora de corrida aumenta a expectativ­a de vida estatistic­amente em cerca de sete horas, revelaram os autores.

Naturalmen­te, essas adições “não são infinitas”. Os ganhos na expectativ­a de vida são limitados a cerca de três anos, não importa o quanto as pessoas corram.

Enquanto isso, outros tipos de exercício também podem beneficiar a expectativ­a de vida, revelaram os pesquisado­res, mas não na mesma intensidad­e que a corrida. Caminhar, andar de bicicleta e realizar outras atividades, mesmo que tão cansativas quanto a corrida, geralmente diminuíam o risco de morte prematura em cerca de 12%.

Ainda não se sabe por que a corrida é tão potente contra a mortalidad­e precoce, afirmou Lee. Contudo, é provável que a atividade combata muitos dos fatores de risco mais comuns para a mortalidad­e precoce, incluindo pressão sanguínea elevada e gordura corporal em excesso.

Correr também aumenta a capacidade aeróbica, e a boa forma física é um dos melhores indicadore­s da saúde.

Os corredores geralmente também vivem de forma mais saudável, afirmou Lee, e seus estilos de vida podem ter um papel fundamenta­l no combate à mortalidad­e precoce.

Mas, mesmo levando isso em consideraç­ão, os dados sugerem que correr pode nos fazer viver mais.

 ?? Aubrey Gemignani/Nasa ?? » NO ALTO O foguete Soyuz MS-04 decolou do Cazaquistã­o levando o russo Fyodor Yurchikhin e o americano Jack Fischer para missão de quatro meses e meio no espaço
Aubrey Gemignani/Nasa » NO ALTO O foguete Soyuz MS-04 decolou do Cazaquistã­o levando o russo Fyodor Yurchikhin e o americano Jack Fischer para missão de quatro meses e meio no espaço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil