Folha de S.Paulo

Palocci pode fazer delação ‘casada’ com ex-diretor da Petrobras preso

Informaçõe­s dadas poderiam ser confirmada­s por Renato Duque

- MÔNICA BERGAMO

FOLHA

O advogado Adriano Bretas, recém-contratado pelo exministro Antonio Palocci (PTSP) para negociar um acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato, também advoga para outro possível colaborado­r: o ex-diretor da Petrobras Renato Duque.

Um possível avanço das duas colaboraçõ­es sempre assustou petistas. Os dois, juntos, teriam munição para tentar envolver o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de forma definitiva no escândalo da Petrobras.

Parte das informaçõe­s que Palocci pretende prestar aos investigad­ores poderiam ser confirmada­s por Duque, segundo o ex-ministro disse a interlocut­ores.

O jornal “Valor Econômico” publicou nesta terça (25) que Palocci, em conversa com seu advogado, informou que está disposto a revelar que um terço das propinas pagas na criação da empresa Sete Brasil, em 2010, teria sido destinada a ele e a Lula.

Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras que já foi condenado pela Lava Jato sob acusação de desvios de mais de R$ 600 milhões da estatal, saberia detalhes do episódio e poderia confirmar tudo aos procurador­es. Ele tenta há mais de um ano virar delator.

A Sete Brasil foi criada com o objetivo de construir 29 sondas para a exploração de petróleo pela Petrobras. Hoje a empresa enfrenta processo de recuperaçã­o judicial.

Em depoimento no último dia 20, Palocci disse ao juiz Sergio Moro que está à disposição para apresentar “nomes, endereços e operações realizadas” de “interesse da Lava Jato”. “Eu nunca pedi ou operei caixa dois. Mas ouvi dizer que isso existiu em todas as campanhas, isso é um fato. Encerro aqui e fico à sua disposição porque todos os nomes e situações que optei por não falar aqui por sensibilid­ade da informação estão à sua disposição.”

 ?? Letícia Casado/Folhapress ?? » NA RODA A presidente do STF, Cármen Lúcia, tratou com índios xikrins dos impactos ambientais do projeto de mineração Onça Puma, da Vale, no Pará, nesta quarta (26)
Letícia Casado/Folhapress » NA RODA A presidente do STF, Cármen Lúcia, tratou com índios xikrins dos impactos ambientais do projeto de mineração Onça Puma, da Vale, no Pará, nesta quarta (26)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil