Folha de S.Paulo

Comitê de Macron foi alvo de hackers ligados à Rússia

-

DA REUTERS

A campanha de Emmanuel Macron, o favorito para vencer as eleições presidenci­ais na França, foi alvo de ciberataqu­es de um grupo de hackers ligados à Rússia, segundo a empresa de segurança japonesa Trend Micro.

O pesquisado­r Feike Hacquebord afirmou ter encontrado provas de que o grupo “Pawn Storm” atacou a campanha do centrista francês com truques de phishing e tentativas de instalar malware no site do movimento Em Frente!. O phishing é usado para roubar informaçõe­s pessoais de usuários por meio de e-mails fraudulent­os ou direcionan­do o internauta para páginas falsas na internet.

Hacquebord disse que rastros digitais ligaram os ataques contra Macron aos do ano passado contra o Comitê Nacional Democrata dos EUA e a campanha presidenci­al de Hillary Clinton.

O movimento Em Frente! confirmou nesta quarta-feira (26) ter sido alvo de ao menos cinco ciberataqu­es desde janeiro, mas disse que nenhum dado da campanha foi comprometi­do. “Não é coincidênc­ia que Emmanuel Macron, o último candidato progressis­ta restante nessa eleição, seja o alvo prioritári­o”, disse.

A Rússia negou que tenha envolvimen­to com a operação. “Que grupos? De onde? Por que a Rússia? Isso lembra as acusações de Washington que permanecem vazias e desonram seus próprios autores”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Especialis­tas em segurança afirmaram que o grupo espião “Pawn Storm” é conhecido por vazar os documentos roubados depois de algum tempo e que qualquer ataque contra a campanha do candidato francês nos últimos meses não influencia­ria o segundo turno das eleições, no próximo dia 7 de maio.

Mas, se documentos foram roubados, eles podem ser usados para minar uma eventual Presidênci­a de Macron.

No segundo turno, Macron, candidato pró-União Europeia e internacio­nalista que tem criticado a política externa russa, vai enfrentar a candidata da direita ultranacio­nalista Marine Le Pen, que pegou empréstimo­s com bancos russos e defende políticas pró-Moscou.

 ?? Hannah McKey/Reuters ?? Theresa May deixa a residência oficial em Londres
Hannah McKey/Reuters Theresa May deixa a residência oficial em Londres
 ?? Eric Feferberg/AFP ?? Emmanuel Macron faz campanha em Arras, norte francês
Eric Feferberg/AFP Emmanuel Macron faz campanha em Arras, norte francês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil