Folha de S.Paulo

Desconfian­ça sobre doações leva Doria a endurecer regra

Prefeitura terá 72 horas para divulgar bens e serviços doados pelo setor privado

- MARIANA ZYLBERKAN

Tucano foi criticado ao dar satisfação sobre o tema em rede social; maioria vê pouca ou nenhuma transparên­cia

Após questionam­entos sobre a forma de divulgação de doações de empresas privadas à prefeitura, a gestão João Doria (PSDB) quer endurecer as regras e fixar um prazo de 72 horas para as informaçõe­s serem disponibil­izadas.

Esse tempo máximo para que os dados estejam na internet deve valer a partir do momento em que a oferta de serviço ou bem for formalizad­a pela iniciativa privada.

A determinaç­ão será aplicada a partir de maio, segundo Anderson Pomini, secretário municipal de Justiça.

A decisão foi tomada após Doria ter publicado uma lista com quase 200 doações em sua página pessoal de uma rede social no último dia 17.

A publicação foi uma reação às críticas que cobravam mais transparên­cia em relação aos bens e serviços recebidos pela gestão tucana.

Os itens incluem de medicament­os para postos de saúde a móveis para mobiliar os gabinetes da prefeitura.

A manifestaç­ão do prefeito não seguiu diretrizes preconizad­as por especialis­tas em regras de transparên­cia.

Ela não disponibil­izou arquivos abertos em formatos passíveis de serem cruzados. A planilha foi divulgada como uma imagem em baixa resolução em um canal não oficial da administra­ção.

Além disso, dos R$ 286,5 milhões informados, ao menos R$ 150 milhões não especifica­ram a origem da doação e foram divulgados com rubricas genéricas como “empresas do ramo farmacêuti­co”.

Segundo a reportagem apurou, a planilha foi enviada pelo secretário de Justiça à equipe que cuida das redes sociais de Doria, a pedido do prefeito. No mesmo dia, a colunista Mônica Bergamo, da Folha, havia noticiado que a gestão publicara dados de só 5% das doações recebidas.

Pesquisa Datafolha em abril apontou que, para 45% dos paulistano­s, as doações não são nada transparen­tes —para 31%, são um pouco transparen­tes, e só 16% consideram muito transparen­tes. SANÇÕES As novas exigências para a divulgação dos dados devem abranger cerca de 60 chefes de gabinete que atuam nas 24 secretaria­s, 32 prefeitura­s regionais, além das empresas públicas, que são os órgãos aptos a receber doações.

De acordo com Pomini, os chefes de gabinete que não obedecerem as 72 horas de prazo para disponibil­izar as informaçõe­s poderão sofrer sanções, que incluem advertênci­a, multa, suspensão do salário e até rescisão do vínculo com o poder público.

Hoje, a prefeitura tem 30 dias para divulgar os dados na internet, com base na Lei de Acesso à Informação.

Mas, dos cerca de 200 itens listados no site “dados abertos”, ao menos metade tem alguma pendência na formalizaç­ão. Para Pomini, isso reflete a morosidade da máquina municipal na prestação de contas aos cidadãos.

Na prática, as empresas interessad­as precisam seguir um tipo de manual elaborado pela Secretaria de Justiça.

O primeiro passo é formalizar os itens ou serviços em um e-mail endereçado ao setor jurídico da pasta. Se houver interesse, é publicado um chamamento público no “Diário Oficial” para dar prazo de até cinco dias para que outras empresas manifestem interesse em fazer a mesma doação.

Depois disso, as duas partes firmam um contrato, e a administra­ção tem 30 dias para inserir a informação no site da transparên­cia. Esse trâmite permite que as companhias doadoras usem a parceria com a prefeitura em ações de publicidad­e.

Há casos, segundo Pomini, de empresário­s que não se interessam por essa contrapart­ida e são autorizado­s a doar sem seguir as normas.

A Secretaria de Justiça não considera como contrapart­ida a divulgação das doações pelo prefeito em suas páginas pessoais nas redes sociais, o que é feito com frequência. MANDARIM A Secretaria Municipal de Justiça também pretende compilar até dezembro um único documento que irá reunir todas as leis e decretos municipais.

A publicação deverá ser feita a partir de doações de editoras a pedido da prefeitura. Serão disponibil­izadas traduções em inglês, espanhol e mandarim.

 ?? Nelson Antoine - 09.mar.2017/AGIF/Folhapress ?? Prefeito Doria inaugura banheiro público doado à cidade
Nelson Antoine - 09.mar.2017/AGIF/Folhapress Prefeito Doria inaugura banheiro público doado à cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil