Folha de S.Paulo

Comida vai bem além da famosa dupla fish’n’chips

-

DA ENVIADA AO PAÍS DE GALES

Aproveite a viagem para se deliciar com a gastronomi­a galesa, que vai muito além do famoso fish’n’chips, ainda que seja ótima ideia experiment­á-lo pelo menos uma vez durante a estadia.

Pratos com frutos do mar e carnes são presença constante nos cardápios dos restaurant­es mais populares aos mais sofisticad­os.

Na estrada galesa que leva a Conwy, há uma ótima opção para um lanche rápido, no Bodnant Welsh Food Centre (bodnant-welshfood. co.uk), um centro que reúne produtores locais e apaixonado­s por comida.

É possível fazer visitas que duram algumas horas, um dia inteiro ou até uma estadia que inclua hospedagem para se deliciar com os mais variados tipos de alimentos —carnes de criadores locais, queijos e sorvetes feitos com leite recém-ordenhado, pães, bolos e tortas artesanais. Numa parada mais rápida, apenas experiment­e uma das tortas premiadas ou sanduíches recheados com uma variedade enorme de queijos galeses.

O dia pode terminar a duas horas dali, em Aberystwyt­h, que significa “foz do rio Ystwyth”, coroado por um por do sol. Fico feliz de poder contar tudo isso num texto, porque, como você pode perceber, alguns nomes de cidades em Gales são complicado­s de pronunciar. Imagine depois de uma bela cerveja?

E essa pequena cidade no oeste do país tem uma vista linda do mar, um píer daqueles que a gente vê em filmes, gaivotas e universitá­rios corajosos, jovens o suficiente para entrar na água gelada.

Uma dica de hotel a dez minutos de Aberystwyt­h é o Nanteos Mansion, uma construção do século 18, perfeita para o cenário de uma comédia romântica inglesa. SACOLAS O brasileiro já deve estar pensando, mas cadê as lojas dessa viagem? Calma.

A capital de Gales, Cardiff, é uma cidade portuária, charmosa e encantador­a, com seus parques, passeios de barco, castelos, vida cultural agitada, galerias de lojas, restaurant­es e pubs.

Se não tiver mais muito tempo, vá direto para o Mermaid Quay, um distrito comercial à beira da baía de Cardiff, repleta de bares, restaurant­es, cafés e lojas. Depois de tanta aventura, terminar a viagem com algumas comprinhas, não faz mal a ninguém.

Gales pode ser para seus vizinhos mais esnobes o patinho feio, mas vai se revelando um belo cisne para quem tem o olhar mais apurado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil