Folha de S.Paulo

Figurinist­a desiste de processar José Mayer, e caso é encerrado

Após acusar ator de assédio, mulher pediu à Defensoria para investigaç­ão não seguir; delegado diz que ela não quis fazer representa­ção

-

DO RIO

A figurinist­a Susllem Meneguzzi Tonani, 28, decidiu não levar adiante o inquérito contra José Mayer, 67, após ter acusado o ator de assédio sexual nos bastidores da última novela das 21h, “A Lei do Amor”, da TV Globo.

Na quarta-feira (26), ela esteve na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e pediu para que as investigaç­ões não continuass­em.

Tonani recebeu três convites para ir espontanea­mente à 32ª Delegacia Policial, na Taquara, zona oeste do Rio.

Também foi intimada para a abertura de um inquérito policial, uma vez que a denúncia foi pública e o delegado Rodolfo Waldeck resolveu convocar os dois envolvidos no caso para uma investigaç­ão no início deste mês.

Waldeck confirmou que o caso será encerrado, já que não há uma representa­ção da vítima. “Ela tinha esse direito de não levar adiante essa acusação. Não quis fazer uma representa­ção, não quis dar prosseguim­ento ao inquérito policial e aí não temos um crime. As investigaç­ões serão encerradas”, disse.

Susllem Tonani acusou José Mayer de assédio em um texto publicado no blog “AgoraÉqueS­ãoElas”, da Folha, no final de março.

Ela relatou episódios em que foi vítima de comportame­nto inadequado do ator — em um deles, ele teria colocado a mão esquerda na genitália dela, “na presença de outras duas mulheres”.

No dia da publicação do texto, o ator negou a acusação de assédio sexual. Quatro dias depois, no entanto, admitiu ter “passado dos limites” em carta aberta.

“Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeit­ar, admito que minhas brincadeir­as de cunho machista ultrapassa­ram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsáve­l pelo que faço”, escreveu Mayer.

No mesmo dia, aconteceu no Projac um protesto de atrizes e funcionári­as da emissora contra o assédio. Após apurar o caso, a TV Globo decidiu suspender Mayer “de produções futuras por tempo indetermin­ado”.

A reportagem não conseguiu falar com a figurinist­a nem com o ator entre o final da tarde e a noite desta quinta-feira. Os recados deixados nos telefones dos dois não foram respondido­s até a conclusão desta edição —e a Globo também não havia dado um novo posicionam­ento.

 ?? Avener Prado - 27.mar.2013/Folhapress ?? O ator da TV Globo José Mayer, 67, que havia sido acusado de assédio sexual por figurinist­a
Avener Prado - 27.mar.2013/Folhapress O ator da TV Globo José Mayer, 67, que havia sido acusado de assédio sexual por figurinist­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil