Folha de S.Paulo

‘Pensei que seria mais fácil’, diz presidente americano

Em entrevista, Trump afirma que ‘amava a vida’ antes da Casa Branca

-

Republican­o fala em ‘risco de um grande, grande conflito com a Coreia do Norte’ e elogia líder chinês Xi Jinping

O empresário Donald Trump sente falta da vida que tinha antes de assumir a Presidênci­a dos Estados Unidos.

“Eu amava a vida que tinha antes. Eu fazia tantas coisas”, disse Trump na quintafeir­a (27) em entrevista à Reuters. “Agora eu tenho mais trabalho do que antes. Eu pensei que seria mais fácil.”

Trump, que disse que estava acostumado a não ter privacidad­e em sua “vida antiga”, expressou surpresa com quão pouco dela tem atualmente, e deixou claro que ainda está se habituando a ter proteção do Serviço Secreto durante 24 horas e às limitações que ela acarreta.

“Você realmente está em seu próprio casulo, porque tem uma proteção tão forte que na verdade não pode ir a lugar nenhum”, afirmou, e sentir falta de ser seu próprio motorista. “Gosto de dirigir. Não posso mais dirigir”.

Contrarian­do as pesquisas eleitorais, Trump chegou à Casa Branca após derrotar a democrata Hillary Clinton —ele venceu a disputa em novembro no Colégio Eleitoral, mas perdeu no voto popular. O republican­o completa seus cem primeiros dias de governo neste sábado (29).

“Olhe, pegue isto daqui, é o mapa final com os números”, disse o presidente, entregando aos três repórteres da Reuters no Salão Oval da Casa Branca mapas dos EUA com áreas em que ele venceu marcadas em vermelho. “É muito bom, né? O vermelho obviamente somos nós.” COREIA DO NORTE Trump alertou para o risco de um “grande conflito” com a Coreia do Norte, mas disse esperar resolver o impasse sobre o programa nuclear do país por meio da diplomacia.

“Há um risco de que nós acabemos tendo um grande, grande conflito com a Coreia do Norte. Absolutame­nte”, disse o presidente republican­o. “Nós amaríamos resolver as coisas diplomatic­amente, mas é muito difícil.”

Questionad­o sobre se considerav­a a Coreia do Norte sua maior preocupaçã­o global no momento, Trump respondeu: “Sim, eu diria que isso é verdade... A Coreia do Norte certamente seria”.

Sobre o sistema antimíssei­s que os EUA começaram a instalar nesta semana na Coreia do Sul, o presidente americano disse esperar que Seul pague pela ação.

“Por que estamos pagando US$ 1 bilhão? É fenomenal. Eu quero protegê-los [sul-coreanos]. Mas eles deveriam

DONALD TRUMP

presidente dos EUA pagar por isso, e eles entendem isso.”

Perguntado se pensa que o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, age racionalme­nte, Trump lembrou que ele chegou ao poder quando ainda era muito jovem. “Ele tinha 27 anos. O pai dele morre, ele assume um regime. Então diga o que você quiser, mas isso não é fácil, especialme­nte nessa idade. Não quero dar crédito a ele, só estou dizendo que é algo muito difícil de se fazer. Sobre ele ser racional ou não, eu não tenho opinião. Espero que ele seja racional.”

Trump também elogiou o presidente da China, Xi Jinping, por sua ajuda em conter as ameaças militares de Pyongyang. “Eu acredito que ele vem se esforçando muito. Ele certamente não quer ver caos e morte”, afirmou.

Após criar atrito com Pequim por falar ao telefone com a presidente de Taiwan em dezembro, Trump adotou um tom amigável à China em relação à ilha rebelde. “Eu não gostaria de causar dificuldad­e para ele [Xi] neste momento. Eu certamente falaria primeiro com ele.”

Você realmente está em seu próprio casulo, porque tem uma proteção tão forte que na verdade não pode ir a lugar nenhum Eu amava a vida que eu tinha antes. Fazia tantas coisas. Agora tenho mais trabalho que antes. Pensei que seria mais fácil

 ?? Drew Angerer/Getty Images/AFP ?? » PROTESTO Ativista segura ‘boletim’ de Trump de nota F para o republican­o nos temas de violência contra a mulher e saúde feminina durante ato nesta sexta em Nova York
Drew Angerer/Getty Images/AFP » PROTESTO Ativista segura ‘boletim’ de Trump de nota F para o republican­o nos temas de violência contra a mulher e saúde feminina durante ato nesta sexta em Nova York

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil