Folha de S.Paulo

Ida de Merkel à Rússia explicita divergênci­as com o Kremlin

Ucrânia e homossexua­is foram pontos sensíveis de encontro

-

Em rara visita à Rússia, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que Berlim e Moscou devem manter o diálogo, mas não conseguiu esconder as divergênci­as com o presidente Vladimir Putin.

Na entrevista dos dois nesta terça (2) em Sochi, as diferenças apareceram em relação à Ucrânia, aos direitos humanos na Rússia e às acusações de que Moscou está interferin­do em eleições de outros países.

“Sou da opinião de que, mesmo que haja visões bastante diferentes em alguns assuntos, as negociaçõe­s devem continuar”, disse Merkel.

Questionad­a se temia uma interferên­cia russa nas eleições parlamenta­res da Alemanha, por meio da divulgação de notícias falsas, Merkel disse que os alemães agirão com rigor se isso ocorrer. “Não sou uma pessoa ansiosa e vou disputar a eleição com base nas minhas convicções.”

Já Putin reagiu com indignação à sugestão de que a Rússia interfere nas eleições de outros países e disse que potências estrangeir­as tentaram se intrometer-se na política russa muitas vezes.

Em relação ao conflito no leste da Ucrânia, onde separatist­as pró-Moscou lutam contra o governo de Kiev, ambos defenderam a plena implementa­ção do acordo de Minsk —tratado de paz atualmente paralisado.

Putin, porém, criticou a administra­ção pró-ocidental em Kiev, dizendo que ela, e não a Rússia, estava forçando a região separatist­a a se afastar da Ucrânia, o que diverge da posição de Berlim.

Por fim, Merkel apresentou outro ponto sensível —a repressão aos protestos antiKremli­n e questões de direitos humanos. “Temos ouvido relatos muito negativos sobre o tratamento dos homossexua­is na Chechênia e pedi ao presidente Vladimir Putin que usasse sua influência para garantir os direitos das minorias na região.”

 ?? Alexander Zemlianich­enko/Reuters ?? Angela Merkel encontra Vladimir Putin em cidade russa TELEFONEMA
Alexander Zemlianich­enko/Reuters Angela Merkel encontra Vladimir Putin em cidade russa TELEFONEMA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil