Folha de S.Paulo

O sigilo levantado.

-

SENTENÇA Devido à cooperação na investigaç­ão, a Promotoria pediu para Greene uma sentença de apenas dois anos de prisão, considerad­a leve.

O Pentágono informou em outubro de 2015 que Cuspert havia sido morto em um bombardeio à cidade síria de Raqqa. Nove meses depois, porém, em 3 de agosto de 2016, o governo americano voltou atrás e afirmou que o extremista sobreviver­a ao ataque. No dia seguinte, Greene foi libertada da prisão federal, após cumprir sua pena.

Em nota, o FBI afirmou que, após o caso Greene, “tomou várias medidas em diferentes áreas para identifica­r e reduzir vulnerabil­idades de segurança”. O órgão não detalhou essas medidas.

“É um constrangi­mento enorme para o FBI, não há dúvida”, afirmou à CNN John Kirby, ex-funcionári­o do Departamen­to de Estado.

Greene trabalha hoje em um hotel nos EUA cuja localizaçã­o não foi divulgada pela CNN para proteger a segurança da tradutora. “Se eu falar com vocês minha família estará em perigo”, disse Greene em uma breve entrevista.

O advogado dela, Shawn Moore, afirmou que a exagente do FBI está “genuinamen­te arrependid­a” de suas ações. “Ela era apenas uma pessoa bem intenciona­da que acabou em algo muito maior”, declarou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil