Folha de S.Paulo

SP quer acelerar resolução de conflito tributário

-

O TIT (Tribunal de Impostos e Taxas) da Fazenda de São Paulo vai adotar novas regras com o objetivo de acelerar os julgamento­s.

O órgão é uma espécie de Carf estadual: os contribuin­tes que são multados recorrem administra­tivamente, e os casos são apreciados por conselheir­os em câmaras.

Haverá elevação dos valores mínimos a serem discutidos, adoção de metas de tempo para que conselheir­os tomem decisões, aumento de turmas (de 12 para 16) e fixação de súmulas vinculante­s.

O objetivo do governo do Estado é reduzir o montante total, de cerca de R$ 100 bi- lhões, em discussão no TIT, afirma Helcio Tokeshi, secretário da Fazenda.

“A existência do estoque é um indicador: se empoçou, é porque podemos dar vazão melhor. O valor de R$ 100 bilhões não é o ideal.”

O tribunal dá razão ao Estado em cerca de 80% das vezes. Daí, abre-se a fase de execução dessa dívida, que pode se prolongar caso o contribuin­te procure a Justiça.

Quanto mais tempo se passa entre a autuação e a cobrança, mais difícil é obter esses valores, segundo a Secretaria. Encurtar esse período é o propósito das mudanças.

“Em parcela relevante de situações, há interesse protelatór­io do contribuin­te, que não quer pagar. Vamos ampliar a estrutura e melhorar o processo que já existe”, afirma Tokeshi.

O governador Geraldo Alckmin deverá anunciar as medidas nesta quarta-feira (3), com um pacote fiscal.

 ??  ?? Tom Potter, vicepresid­ente da Hilton na América Latina, em Miami
Tom Potter, vicepresid­ente da Hilton na América Latina, em Miami

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil