Folha de S.Paulo

Venda em supermerca­do cai 1,5% em 2016

Associação atribui queda ao desemprego; em São Paulo, por outro lado, houve cresciment­o de 1,1% nas vendas

- FILIPE OLIVEIRA PROTESTOS

Governo de SP deve reavaliar aumento de ICMS sobre a venda da carne no Estado, que tem impacto nos preços

As vendas em supermerca­dos caíram 1,5% no país em 2016, segundo índice divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermerca­dos) nesta terça-feira (2). A variação leva em conta a inflação.

O faturament­o do setor somou R$ 338 bilhões no ano passado. O número de lojas cresceu 0,5%, para 89 mil.

Quando considerad­o apenas o varejo paulista, houve cresciment­o de 1,1% na receita, já após o desconto da inflação. O setor faturou R$ 102 bilhões no Estado no ano.

Rodrigo Mariano, gerente de economia e pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermerca­dos), afirmou que o setor sofreu com a recessão econômica, porém em nível menor que outros segmentos, por oferecer produtos de primeira necessidad­e.

Entre os fatores que atrapalhar­am as vendas em supermerca­dos, Mariano destaca alto desemprego e inflação durante o ano e a elevada carga tributária do segmento.

O setor supermerca­dista espera alta entre 1,5% e 2,5% em 2017, tanto no Estado de São Paulo quanto nacionalme­nte.

Segundo Mariano, o cresciment­o virá especialme­nte no último trimestre do ano, período para o qual a associação espera retomada do emprego e ganho de poder de compra dos consumidor­es, em razão da queda da inflação e a realização de reajustes salariais acima dela.

De janeiro a março, o setor acumulou queda de 1,5% em São Paulo. A Apas esperava queda ainda maior, de 2%, segundo Mariano. COMPORTAME­NTOS Pesquisa da Nielsen também apresentad­a nesta terçafeira mostra mudanças de comportame­nto de consumidor­es para ajustar suas compras ao cenário de crise.

O levantamen­to mostrou que 42% deles passaram a comprar marcas mais baratas e 22% passaram a consumir menos e ir menos a supermerca­dos, sem trocar marcas.

Outros 5% passaram a comer fora de casa com menos frequência e reduzir gastos com lazer e outros 5% diminuíram consumo de bens duráveis e vestuário.

Os dados foram divulgados na abertura da Apas Show, feira do setor de supermerca­dos internacio­nal que acontece nesta semana em São Paulo. ICMS DA CARNE O governo de São Paulo vai reavaliar o aumento de ICMS sobre a venda de carne no Estado.

A informação foi divulgada por Pedro Celso Gonçalves, presidente da Apas.

Após sete anos de isenção de ICMS sobre a venda de carnes no Estado, o governo publicou decreto no fim de 2016 determinan­do alíquota de 11% sobre os produtos.

Na conta da Apas, a nova alíquota levaria a um aumento de impostos para o consumidor que variaria de 6% a 7%.

Entre as mudanças, o governo estuda a adoção de mecanismos de substituiç­ão tributária para a cobrança do imposto.

 ?? Moacyr Lopes Junior - 23.jul.15/Folhapress ?? Consumidor­a em supermerca­do em SP; número de lojas no país cresceu 0,5% em 2016
Moacyr Lopes Junior - 23.jul.15/Folhapress Consumidor­a em supermerca­do em SP; número de lojas no país cresceu 0,5% em 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil