Folha de S.Paulo

Apaixonado por rádio, fez dos ouvintes amigos

- KLEBER NUNES ABRAHÃO ROSENBERG - Aos 86, casado com Rebeca. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530, Butantã. MAURICIO GRZYWACZ BIRENBAUM - Aos 86, casado com Delia. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Anton

“Meus amigos” era mais do que uma saudação aos moradores de Petrolina (PE) que, por 18 anos amanhecera­m com a voz de Franklin Delano Amariz Gomes, na principal rádio da cidade. A expressão trazia todos os dias, às 5h, as notícias rurais da região.

A intimidade com o microfone e com os ouvintes começou décadas antes quando Delano passou a acompanhar o irmão Carlos Augusto aos estúdios da Rádio Rural Vale do São Francisco. O carisma e a voz forte do adolescent­e de 16 anos conquistar­am os diretores da emissora, que lhe deram a missão de comandar o seu primeiro programa.

O show de calouros ao vivo no auditório da rádio foi veiculado aos sábados por mais de dez anos. Nesse período, o locutor se dividia entre o entretenim­ento e os livros até concluir, em 1977, a graduação na antiga Faculdade de Agronomia do Submédio São Francisco, na cidade vizinha de Juazeiro (BA).

Com o diploma de engenheiro agrônomo, tão sonhado pelo pai contador e pela mãe dona de casa, o caçula de 15 irmãos deixou Petrolina e o rádio e partiu recémcasad­o para Eunápolis (BA). Lá trabalhou na extinta Companhia Cacaueira da Bahia.

Viveu 16 anos no Estado vizinho, onde criou três filhos e uma filha, longe dos estúdios. Matou a saudade em 1996, quando voltou à cidade natal e à mesma rádio para apresentar seu programa sobre notícias do agronegóci­o até 2014.

Vítima de um câncer, morreu aos 70 anos, no dia 2 de abril, aniversári­o de dois anos de morte do irmão que lhe apresentou o rádio. Deixa mulher, quatro filhos, cinco netos e muitos ouvintes-amigos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA 1º MÊS EM MEMÓRIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil