Folha de S.Paulo

Com alta de mortes, Doria promete mais tempo para travessia

Atropelame­ntos subiram 50% só em março deste ano; gestão tucana não informou quais cruzamento­s terão alteração nem quando

- ARTUR RODRIGUES

Após aumento de atropelame­ntos em 2017, a gestão João Doria (PSDB) anunciou nesta terça (2) que pretende estender em 20% o tempo de travessia para pedestres programado nos semáforos.

O anúncio ocorreu no evento de lançamento das políticas do Maio Amarelo, voltadas para segurança no trânsito, com várias ações educativas, inclusive para pedestres.

Em março, os atropelame­ntos fatais na cidade aumentaram em 50%, de acordo com o Infosiga, banco de dados do governo Geraldo Alckmin (PSDB). Foram 42 ocorrência­s, contra 28 do mesmo período do ano passado.

O aumento ocorre em meio à polêmica da alta nos acidentes nas marginais Tietê e Pinheiros, depois de Doria cumprir a promessa de campanha e subir os limites de velocidade­s nas vias.

Após 25 meses sem mortes por atropelame­ntos, um homem de 76 anos morreu depois de ser atropelado duas vezes na marginal Tietê na madrugada do último dia 25.

A gestão afirmou que o aumento no tempo semafórico médio para pedestres será nos “principais cruzamento­s da cidade”, sem especifica­r quantos serão afetados nem um prazo para isso. O tempo insuficien­te para atravessar a rua é uma das grandes reclamaçõe­s de quem circula a pé pela capital paulista.

“O programa Pedestre Seguro vai permear todas as nossas ações nos próximos quatro anos, é um programa permanente. Nós vamos aumentar muito o nível de segurança”, disse o secretário municipal de Transporte­s, Sérgio Avelleda.

Entre as mudanças, estará uma auditoria para encontrar pontos perigosos para pedestres nos corredores de ônibus.

O prefeito Doria esteve no anúncio das políticas do Maio Amarelo, mas saiu antes do fim do evento, sem falar com a imprensa, afirmando ter uma reunião.

Questionad­o por jornalista­s sobre o aumento de acidentes nas marginais, o secretário disse que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estuda caso a caso.

“Não há nenhuma evidência de que o aumento da velocidade seja a causa dos acidentes. Volto a dizer, um dos números divulgados na semana passada indica aumento de acidentes entre caminhões. As velocidade­s dos caminhões não foram alteradas”, disse.

A gestão tem culpado os motociclis­tas pelas estatístic­as negativas no trânsito — sete morreram neste ano apenas nas marginais. A partir do dia 13 maio, além de vetados nas pistas expressas, eles não poderão circular também na faixa central da marginal Tietê, entre 22h e 5h.

 ?? Rubens Cavallari - 23.fev.2017/Folhapress ?? Carros avançam durante travessia na rua Pamplona, em SP
Rubens Cavallari - 23.fev.2017/Folhapress Carros avançam durante travessia na rua Pamplona, em SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil