Folha de S.Paulo

Rio atribui ataques a represália do tráfico

Vias importante­s tiveram saques, além de 9 coletivos e 2 caminhões queimados, após polícia frustrar invasão em favela

- LUIZA FRANCO LUCAS VETTORAZZO

Pezão pede Força Nacional a Temer; conflitos levaram ao fechamento de 28 escolas e 10 creches

“Houve uma ação do crime organizado em que eles se falaram, pode ser pessoalmen­te, por WhatsApp e diversos outros meios, e se deslocaram cada um de uma favela para fazer uma ação como esta”, disse Roberto Sá, secretário de segurança da gestão Pezão.

Segundo Sá, a polícia já identifico­u alguns mandantes. Os incêndios teriam sido orquestrad­os para desmobiliz­ar a polícia na operação e permitir a fuga de traficante­s.

Os confrontos entre grupos de traficante­s acontecem desde a noite de segunda (1°). A favela Cidade Alta é considerad­a estratégic­a pela proximidad­e com as principais vias de acesso ao Rio.

Sá admitiu que as autoridade­s sabiam que os traficante­s planejavam retomar controle da favela, mas disse que as informaçõe­s não eram suficiente­s para uma ação preventiva. Para ele, a polícia evitou um “banho de sangue”.

Além dos incêndios a coletivos, foram registrado­s saques de caminhões nos acessos da av. Brasil. Segundo Sá, a movimentaç­ão é incentivad­a por traficante­s para desviar a atenção. Ele elogiou a ação policial ressaltand­o que, devido à crise financeira do Estado, os agentes não receberam 13º salário nem bônus por meta, por exemplo.

 ??  ?? Caminhão que pegou fogo é saqueado no Rio
Caminhão que pegou fogo é saqueado no Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil