Folha de S.Paulo

SAÍDA ESTRATÉGIC­A

-

A volatilida­de macroeconô­mica é o fator citado com mais frequência por empresário­s que pretendem fazer desinvesti­mentos neste ano, segundo a EY.

A consultori­a entrevisto­u 900 executivos globalment­e. Cerca de 43% dizem que planejam vender ativos até 2018.

A estimativa é que esse percentual seja menor no Brasil, onde há maior resistênci­a para desinvesti­r, diz Fabio Schmidt, da consultori­a. “É um mercado que não é tão desenvolvi­do como os Estados Unidos ou a Europa”, afirma.

“Ao falar com empresas de origem familiar, sobretudo, vemos que aquisições são tidas como conquistas e que desinvesti­mentos ainda passam uma noção de que houve algum erro nos negócios.”

Para 76% dos executivos, a venda de ativos trouxe perspectiv­as de retorno positivo a longo prazo. Nas Américas, o percentual foi de 88%.

Política... O Governo Alckmin reúne prefeitos e secretário­s de finanças de cidades paulistas para troca de experiênci­as em gestão, além de rodadas de diálogos para prospecção de oportunida­des de parcerias e de consórcios públicos.

... e gestão O objetivo da iniciativa é auxiliar os municípios paulistas a aumentarem suas receitas e também a reduzirem suas despesas. Cerca de 200 pessoas são esperadas nesta quinta-feira (4), na Secretaria da Fazenda.

Administra­ção... Dos últimos seis executivos contratado­s pelo BNP Paribas para divisão de wealth management, cinco eram do HSBC Brasil, que foi incorporad­o pelo Bradesco em 2016. O outro pertencia ao grupo Votorantim.

..de fortunas A área deverá inaugurar, até junho, duas unidades de atendiment­o, em Campinas e em Porto Alegre, afirma o diretor Mauro Rached. Hoje, são quatro escritório­s, em São Paulo, Rio, Curitiba e Belo Horizonte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil