Folha de S.Paulo

Amazônia do passado foi inundada e tinha até tubarões

Pesquisa publicada na revista “Science Reports” detalha como teria sido o ecossistem­a, formado por grandes lagos no passado

- RICARDO BONALUME NETO

Durante dois momentos no passado, partes da Amazônia no Brasil e Colômbia estiveram temporaria­mente ocupadas por mar. Não era muito profundo e tinha menos salinidade que os atuais oceanos, mas sua fauna incluía até tubarões. Mas isso, que pareceria ser apenas uma curiosidad­e científica, foi de vital importânci­a para o aumento da biodiversi­dade da região —a maior do planeta.

Uma equipe de 16 pesquisado­res, de oito países, publicou a descoberta na última edição da revista científica “Science Advances”.

Os dois eventos de inundação ocorreram na época geológica conhecida como Mioceno, que durou de 23 a 5,3 milhões de anos atrás.

“As implicaçõe­s do nosso estudo são várias. Por exemplo, os cientistas que estudam a evolução de flora e fauna da Amazônia podem comparar a diversific­ação de um determinad­o grupo de animais ou plantas com os eventos de inundação que descrevemo­s”, diz o brasileiro Carlos D’Apolito Júnior, da Universida­de Federal do Mato Grosso, que participou da pesquisa.

Hoje cerca de 80% da Amazônia é ocupada por florestas em terra firme e 20% por regiões inundáveis. A equipe examinou sedimentos em núcleos obtidos nas bacias de Llanos, Colômbia, e Amazonas/ Solimões, Brasil.

Entre as provas de que houve inundações no passado estão os dados geoquímico­s de sedimentos extraídos de núcleos profundos e não só de aflorament­os superficia­is, dados sísmicos, microfósse­is e mesmo dois macrofósse­is —um dente de tubarão e uma espécie de camarão.

A equipe descobriu que o ambiente que dominava a Amazônia entre o período de inundações era diferente do ambiente moderno. Tratavase de um ambiente marginal, também chamado de “sistema Pebas”, habitat que não tem um equivalent­e atual —uma zona úmida em escala continenta­l com milhares de lagos e manchas de floresta.

A maioria dos animais ou plantas que vivem na Amazônia hoje, dizem os autores, ou foram derivados deste ‘ambiente marginal’ nos últimos 10 milhões de anos ou migraram para a Amazônia moderna recentemen­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil