Folha de S.Paulo

Bairro de Praga concentra clubes, grafites e artistas

-

PROSA

> Retrato da juventude polonesa pós-comunismo, o livro de Dorota Maslowska, publicado quando o autora tinha 18 anos, desenrola-se como o fluxo de consciênci­a do personagem, o jovem Forte Branco Neve, Vermelho Rússia AUTOR Dorota Maslowska EDITORA Record PREÇO R$ 54,90 (272 págs.)

POESIA

> Os versos sobre acontecime­ntos banais ou históricos, amores ou reflexões filosófica­s na escrita levemente irônica da prêmio Nobel são uma introdução lírica à alma dos poloneses Um Amor Feliz AUTOR Wislawa Symborska EDITORA Companhia das Letras PREÇO R$ 44,90 (328 págs.)

COLABORAÇíO PARA A FOLHA

A praça Zbawiciela é o ponto de encontro dos hipsters em Varsóvia. Especialme­nte no verão, pequenas multidões circulam pela rotatória e pelas avenidas adjacentes, como a Marszalkow­ska e Mokotowska, com suas lojasconce­ito e galerias de arte.

O quartel-general é o clube Plan B. Shows, DJs, cerveja e vodca garantem a festa. Oferta da casa: um copo descartáve­l com o logotipo da Coca-Cola para quem quer saborear seu drinque na rua, já que na Polônia é proibido beber álcool em vias públicas.

Também na área, na av. Marszalkow­ska, 27, fica um dos restaurant­es veganos preferidos da turma, o Krowarzywa (a tradução da palavra é “ajude a salvar uma vaca”).

Do outro lado do rio Vístula fica Praga, antigo bairro operário. Blocos residencia­is da era soviética e casas semiabando­nadas começaram a ser ocupados por artistas independen­tes e, na esteira, vieram os clubes, bares e até a sede do Google Campus, em uma antiga fábrica de vodca, na rua Zabkowska, 33.

Na mesma rua, no número 11, fica o bar-centro cultural Lysy Pingwi, um dos pioneiros em Praga, e, no número 6, o café-bar W Oparach Absurdu, com decoração vintage e música ao vivo à noite.

Outra rua para se visitar no bairro é a Listopada, especialme­nte o pátio interno do edifício número 11 com seus clubes Sklad Butelek, Chmury e Hydrozagad­ka.

Praga é também famoso pelos grafites. Entre os mais conhecidos estão os murais “Varsóvia Oriental” (r. Strzelecka, 26), “Clube de Luta Varsóvia” (r. Srodkowa, 17), “Dziura”, buraco pintado em 3D no prédio de número 1 na rua Mackiewicz­a, o ganso gigante da rua Brzeska, 14 .

Para ver arte em espaços fechados, há o Museu de Praga (r. Targowa, 50) e o do Néon, com as placas luminosas produzidas no período da Guerra Fria (1945-91).

Este último fica na Soho Factory (r. Minska, 25), autodefini­do como espaço avantgarde de cultura e negócios. O complexo abriga lojas, ateliês, um teatro e uma barbearia especializ­ada em “look lenhador”. (IB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil