Folha de S.Paulo

Hotéis de luxo contrapõem paisagem rústica

-

DO “NEW YORK TIMES”

Inaugurado há cinco anos, o resort Encuentro Guadalupe fica a duas horas do aeroporto de San Diego. Ao chegar, a sensação é a de se aproximar de uma colônia espacial de habitáculo­s metálicos sobre uma montanha lunar.

Uma estrada de terra me conduziu morro acima até a recepção. Meu quarto, ainda mais acima na encosta, era acessível com a ajuda de uma empoeirada van do hotel.

Mas eu não estava com pressa de chegar ao quarto. Em vez disso, passei a hora seguinte em um bar a céu aberto com vista para o vale, comendo um ceviche de abacate com atum e apreciando a vista do deserto.

Por fim, chamei o motorista e ele me levou ao meu “ecoloft king size”, que o Encuentro Guadalupe caracteriz­a em seu material promociona­l como “camping de luxo”. A parte do “luxo” procedia: a diária das minhas acomodaçõe­s, incluindo café da manhã, era de mais de US$ 300 (R$ 946).

O quarto era estreito e austero —uma cama king size com roupas de cama brancas, paredes de aço, um pequeno banheiro e janelas com vista para as montanhas do deserto. Ao fechar a porta, a sensação era a de estar dentro de um refrigerad­or muito limpo.

Quando Kirsten chegou, três dias depois do início de minha viagem de uma semana, passamos duas noites no mais antigo hotel da área, o Adobe Guadalupe, construído em 1999 por um empresário norte-americano e sua mulher holandesa, que vieram para o vale a fim de produzir vinho e criar cavalos.

Como prefiro ver cavalos de longe, nos contentamo­s em desfrutar a vista da adorável piscina, uma armada de montanhas oferecendo um pano de fundo majestoso.

O Adobe Guadalupe tem por missão servir como um refúgio autônomo. Ao lado da entrada, uma loja de presentes oferece artesanato local e safras passadas do ótimo vinho Adobe Guadalupe a preços espantosam­ente baixos.

Decepção mesmo só no jantar, um filé com aspargo banal. Por isso, a cada noite saíamos circulando pelas estradas sem iluminação que cruzam o deserto.

Um desses caminhos, uma via esburacada de 5 km que une duas estradas asfaltadas, abriga alguns dos restaurant­es mais respeitado­s da área. Além do Finca Altozano, outra ótima opção é o Brasa del Valle, que enfatiza ingredient­es frescos e fica localizado do outro lado da estrada. (RD)

 ??  ?? Área de degustação da Vena Cava, uma das vinícolas da rota do vinho do Vale de Guadalupe
Área de degustação da Vena Cava, uma das vinícolas da rota do vinho do Vale de Guadalupe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil