Folha de S.Paulo

Na obra, Buarque afirma que é possível comer melhor em Londres do que em Paris.

- CAROLINA MUNIZ

FOLHA

“Está sofrendo muito com a comida de Londres?” —durante o ano e meio em que morou na cidade, o jornalista Daniel Buarque se cansou de ouvir essa pergunta.

Conhecida mundo afora por uma culinária classifica­da como menos apurada que a da França, por exemplo, a Inglaterra tem pratos tradiciona­is que podem parecer estranhos para outros paladares. Caso da gelatina de enguia ou do pudim de rim.

Além disso, a relação dos britânicos com a alimentaçã­o passa longe da paixão, como como é o caso dos próprios franceses, mas também de italianos e espanhóis. Está mais para um casamento sem amor, no qual o prazer não é essencial, diz Buarque.

Mas a verdade é que comer na capital inglesa não foi nenhum sofrimento para ele, que em 2013 viajou à cidade para fazer um mestrado. Apaixonado por comida, encontrou alguns dos melhores restaurant­es do planeta na capital, produtos de diferentes países e uma culinária local renovada, com releitura de receitas tradiciona­is.

É essa experiênci­a que está no livro “Comendo Londres — Um Guia para Amar a Pior Comida do Mundo”, o segundo do jornalista sobre o tema. O primeiro, “Comendo a Grande Maçã”, lançado em 2011, fala sobre a variedade gastronômi­ca de Nova York.

“O objetivo foi quebrar o preconceit­o em relação à culinária britânica e fazer com que as pessoas formem a sua própria opinião depois de experiment­ar pratos como o pudim de rim”, diz Buarque, que é jornalista da Folha. MELHOR QUE PARIS? Ele diz que seu objetivo não é ofender a mais famosa cozinha do planeta, mas provocar uma mudança de expectativ­a na hora de viajar.

“Na França, turistas ficam felizes ao comer crepes que ficam expostos há horas e apenas ganham uma camada de Nutella quando servidos. Porque lá a gastronomi­a é supervalor­izada”, avalia.

Para ele, a má fama londrina é tão forte que muitos visitantes se deixam levar pelo estereótip­o negativo e se contentam com restaurant­es e experiênci­as ruins.

Mais do que um guia de endereços, “Comendo Londres” fala sobre costumes alimentare­s da Inglaterra. O livro não lista apenas lugares badalados, QUANTO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil