Folha de S.Paulo

Doria fecha salas de lazer por vagas na pré-escola

- Cotidiano B1

A gestão João Doria (PSDB) tem fechado espaços como brinquedot­ecas e salas de leitura nas escolas de São Paulo para criar salas de aula que atendam crianças de 4 e 5 anos —cuja matrícula é obrigatóri­a. Para especialis­tas e professore­s, a política pode precarizar o ensino.

Salas de informátic­a e vídeo também têm sido transforma­das em novas classes de pré-escola. A medida foi informada em e-mail da Secretaria de Educação.

O prazo final para universali­zar o atendiment­o a crianças dessa faixa etária, determinaç­ão de emenda constituci­onal, acabou no ano passado. O não cumpriment­o pode provocar questionam­entos judiciais.

Em março, mês com o dado mais atual, a fila chegava a 4.352 crianças. A prefeitura registra 219.451 matrículas em pré-escolas.

Segundo dados da gestão, 33 escolas passaram por mudanças, de um total de 558. Ao todo, foram criadas 74 turmas. Na gestão Haddad, como uma das formas de ampliar o acesso, o número de alunos por sala subiu para 35.

A secretaria de Educação defende que a readequaçã­o não é algo novo e que, no processo, foram criadas 2.077 vagas. Afirma ainda que metade das escolas municipais de educação infantil não possui espaços como os que foram substituíd­os e que o trabalho é reconhecid­amente de boa qualidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil