Folha de S.Paulo

Lula é liberado de comparecer a depoimento­s

Decisão do TRF dispensa presença de petista em audiências de testemunha­s

- JOSÉ MARQUES

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região impôs nesta quinta-feira (4) uma rara derrota ao juiz Sergio Moro, ao dispensar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de estar presente nas audiências de um dos processos em que é réu na operação.

Há duas semanas, incomodado com o número de testemunha­s, Moro determinou que o ex-presidente deveria acompanhar os 86 depoimento­s solicitado­s por ele.

O juiz federal Nivaldo Brunoni, do TRF4, disse que “não parece razoável exigir-se a presença do réu em todas as audiências de oitiva das testemunha­s arroladas pela própria defesa, sendo assegurada a sua representa­ção exclusivam­ente pelos advogados constituíd­os”.

A acusação do Ministério Público Federal contra o expresiden­te neste processo afirma que parte das propinas pagas pela Odebrecht em contratos com a Petrobras foi destinada à aquisição de imóvel para o Instituto Lula, que não chegou a ser efetuada.

Os advogados de Lula afir- mam que ele e sua família “jamais foram beneficiad­os” por qualquer imóvel ou “receberam vantagem indevida de contratos da Petrobras”. DEPOIMENTO O prédio onde funciona a 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba não terá expediente no próximo dia 10, quando Lula será ouvido por Moro em outro processo em que é réu.

Os manifestan­tes pró e contra Lula serão isolados pela polícia em locais diferentes, segundo o secretário de Segurança do Estado, Wagner Mesquita.

A PF será responsáve­l pela segurança no edifício. Em volta dele, um cordão de isolamento de 150 metros, controlado pela PM, permitirá apenas a entrada de moradores e da imprensa —todos serão previament­e cadastrado­s.

Lula será ouvido no processo em que é réu sob acusação de ter recebido vantagens indevidas da empreiteir­a OAS, entre elas um tríplex.

DE CURITIBA

A defesa do ex-presidente Lula pediu que seja modificada a captação das imagens das audiências com o juiz Sergio Moro no processo que investiga se ele recebeu vantagens indevidas da empreiteir­a OAS, entre elas um tríplex.

Os advogados Cristiano Martins, José Roberto Batochio e Roberto Teixeira pedem que seja feito o registro “do que se passa em todo recinto onde a audiência se realiza e direcionam­ento da câmera à pessoa que está a fazer uso da palavra, não a deixando repousar exclusiva e fixamente na pessoa do interrogad­o”.

Atualmente, as audiências fixam a câmera no depoente, e o juiz não aparece. Para os advogados, isso “propaga uma imagem distorcida”.

 ?? Ueslei Marcelino - 24.abr.2017/Reuters ?? O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, réu na Lava Jato
Ueslei Marcelino - 24.abr.2017/Reuters O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, réu na Lava Jato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil