Folha de S.Paulo

Último comício de Marine Le Pen ganha reforço de eleitores jovens

- RODRIGO VIZEU

Hoje com 23 anos, o jovem desemprega­do Brian Lemaire tinha 8 quando as notas de euro entraram em circulação na França. Ainda assim, ele diz sentir falta do franco, a moeda francesa anterior.

“Era muito melhor para as pessoas”, explica ele enquanto espera Marine Le Pen chegar para o último comício de sua campanha à presidênci­a da França, nesta quinta (4).

O local escolhido, Ennemain, é um diminuto vilarejo rural de 230 habitantes, boa parte deles idosos, no norte da França. A paisagem foi renovada pelo afluxo de eleitores jovens da região interessad­os em ouvir Le Pen.

Enquanto outros fenômenos nacionalis­tas e populistas mundiais, como Donald Trump nos EUA e o “brexit” no Reino Unido, mostraram mais força entre os mais velhos, Le Pen é sucesso entre os jovens franceses.

No primeiro turno, a ultradirei­tista liderou entre a faixa etária de até 34 anos, com 25,7%, segundo pesquisa Opinionway. Em seguida ficou o ultraesque­rdista Jean-Luc Mélenchon, com 24,6%, e só então o centrista Emmanuel Macron, com 21,6%.

Resultado diferente do resultado global, com Macron (24%) em primeiro, seguido por Le Pen (21,3%).

Boa parte da explicação está na falta de empregos. Enquanto a taxa de desemprego da população geral francesa é de 10%, ela supera 24% entre jovens de até 24 anos.

Lotérico em uma cidade a 15 km de Ennemain, Emerik Armand, 21, diz ter vários amigos sem emprego.

Ele apoia a proposta de Marine Le Pen de decretar uma moratória na entrada de imigrantes legais no país, o que tem exasperado especialis­tas em direito. “É só por um tempo, até que todos os franceses tenham tempo de arranjar trabalho.”

Para ele, que é filiado à Frente Nacional, partido da candidata, a imigração só funcionava quando havia pleno emprego no país. DIVISÕES DE BASE

 ??  ?? Jovens seguram cartaz escrito ‘Escolher a França’ em comício da candidata Marine Le Pen em Ennemain, norte do país
Jovens seguram cartaz escrito ‘Escolher a França’ em comício da candidata Marine Le Pen em Ennemain, norte do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil