Folha de S.Paulo

Nova polaridade

-

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sergio Moro, previsto para a próxima quarta-feira (10), se dará sob novo tipo de polarizaçã­o. A pesquisa Datafolha do último domingo (30) revela que os eleitores de menor renda tendem a voltar ao lulismo, conforme se poderia esperar, só que os mais ricos agora não se mobilizam pelo PSDB.

É isso o que mostram os dados relativos ao primeiro turno de 2018. No cenário principal, apenas dois candidatos cresceram: Lula e o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O primeiro, cinco pontos percentuai­s; o segundo, seis. Os outros supostos postulante­s (Marina, Aécio, Ciro, Temer, Luciana, Caiado e Eduardo Jorge), grosso modo, permanecer­am como estavam.

Tendo em vista a margem de erro (dois para mais e dois para menos), poder-se-ia até dizer que, no conjunto, o levantamen­to traz pouca novidade. No entanto, olhando mais de perto, observa-se uma diferença importante, em torno de 20 pontos percentuai­s, entre os que se inclinam por Lula quando se compara o campo dos mais pobres com o dos mais ricos, o mesmo ocorrendo com Bolsonaro no sentido inverso (veja o gráfico abaixo).

Isso mostra que, enquanto de um lado os mais pobres se inclinam por Lula, de outro cresce bastante a simpatia dos mais ricos por Bolsonaro. A intenção de voto no líder do PT passou de 30% para 39%, de dezembro para cá, entre os eleitores cujo ingresso familiar mensal é de até dois salários mínimos. O pré-candidato da extrema-direita, por sua vez, subiu nada menos que 16 pontos percentuai­s, no mesmo período, na faixa dos que recebem acima de 10 salários mínimos familiares mensais.

Dos entrevista­dos mais ricos, nada menos que 28% declaram hoje a intenção de sufragar Bolsonaro. O ódio a Lula e ao PT levou parte expressiva dos estratos intermediá­rios a posições radicais. Os manifestan­tes que se confrontar­ão nas ruas de Curitiba daqui quatro dias representa­m uma cisão de contornos desconheci­dos no Brasil, cujos desdobrame­ntos ainda se farão sentir.

ANDRÉ SINGER

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil