Folha de S.Paulo

Mesmo à distância, Dirceu, que estava preso preventiva­mente desde 2015, foi homenagead­o pelos petistas com

- CATIA SEABRA

DE SÃO PAULO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira (5), na abertura da etapa paulista do congresso do PT, que, se quiserem o “pegar”, terão que competir com ele pelas ruas do país.

Após citar a hipótese de ser preso, afirmou que “hoje, aos 71 anos, está com mais tesão para ser candidato”. “Se quiserem me pegar, se quiserem evitar minha candidatur­a, terão que competir comigo pelas ruas deste país”

O petista disse que há dois anos ouve pela imprensa que será preso no dia seguinte: “Se não me prenderem logo quem sabe um dia eu mande prendê-los por mentira”.

Lula chamou José Dirceu —libertado da prisão pelo Supremo Tribunal Federal na terça-feira (2)— de companheir­o e voltou a afirmar que existe um “pacto diabólico entre a operação Lava Jato e os meios de comunicaçã­o”.

Dirceu, que estava preso desde 2015 por decisão de Sergio Moro, juiz responsáve­l pela Lava Jato em primeira instância, foi ovacionado pelos petistas no início do evento.

Em seu discurso, Lula disse que há uma tese pronta contra ele sobre a qual falará na quarta-feira (10), durante seu depoimento a Moro.

Após elencar críticas às medidas implementa­das pelo governo Michel Temer, o petista voltou a falar de seu próprio destino. “Estou mais preocupado com o que pode acontecer com a classe trabalhado­ra do que com o que pode acontecer comigo”.

Lula também chamou o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), de almofadinh­a e disse que seus opositores devem estar desesperad­os com a ascensão nas pesquisas do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), a quem definiu definiu como fascista.

O ex-presidente se comparou a um pé de mandacaru, capaz de sobreviver na seca.

Durante 50 minutos de discurso, Lula se disse um homem de sorte e paciente. “Na hora que tentam destruir uma biografia que não devo a eles, devo a vocês, vão ter que me enfrentar outra vez nas ruas.” DIRCEU

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil