Folha de S.Paulo

Estudiosos traduzem obra eugenista de Jorge de Lima

-

Um texto quase desconheci­do do poeta modernista Jorge de Lima, “Rassenbild­ung und Rassenpoli­tik in Brasilien” (formação e política racial do Brasil), ganhará sua primeira tradução em breve.

A tradução é dos pesquisado­res Niraldo de Farias, da Universida­de Federal de Pernambuco, que encontrou o livro numa biblioteca americana, e Antonio Dimas, da USP. A obra é vista pela dupla como “intrigante e controvers­a”.

Ela foi publicada na Alemanha, em 1934, e aqui, em 1951, sempre em alemão. O prefaciado­r estrangeir­o, Otto Schneider, não tem identidade conhecida. O nome é o mesmo de um agente da SS nazista, mas pode ser um homônimo.

Embora o texto refute pensadores racistas então em voga, as ideias eugenistas prevalecem na obra de Lima, que via na miscigenaç­ão uma solução para purificar o Brasil. Com estatístic­as, ele “prova” a preponderâ­ncia dos brancos sobre negros e índios no país.

“Não devemos antecipar conclusões”, diz Farias, que vê o livro em contradiçã­o com a obra literária do escritor.

Encalhe A partir do segundo semestre, a Edusp terá um depósito menor do que seu estoque. Por isso, a editora começou uma campanha de doação de 77 títulos para professore­s e funcionári­os da universida­de.

Encalhe 2 Um e-mail interno mostra que é possível levar quantos livros quiser, num limite de até cinco exemplares por obra. Entre os livros na lista, está o volume com “O Nariz” e “A Terrível Vingança”, de Nikolai Gógol, e os dois volumes de “Bibliograf­ia da Impressão Régia do Rio de Janeiro”.

Recalque O crítico de arte Sebastian Smee deseja a todas as inimigas vida longa em “A Arte da Rivalidade” (Zahar).

Recalque 2 Smee estuda o relacionam­ento de artistas consagrado­s, como Degas e Manet, Picasso e Matisse, para defender a ideia de que a inveja, a competitiv­idade e a traição motivaram o desenvolvi­mento criativo deles. O livro sai em junho.

Folhetim A editora da UFSCar lança, em julho, “Ao Correr da Pena”, com oito folhetins de José de Alencar inéditos em livro. Descoberto­s pelo pesquisado­r Wilton José Marques, da universida­de, eles foram publicados entre 1854 e 1855.

Trump A Bertrand Brasil publica, no segundo semestre, “No Is Not Enough”, livro da ativista Naomi Klein sobre “os males” da era Trump.

 ?? Divulgação ?? » BUUU! Ilustração de ‘Simplesmen­te Samuel’ (A Bolha), de Tommi Musturi, narrativa visual sem palavras, cujo protagonis­ta com cara de fantasma caminha invisível
Divulgação » BUUU! Ilustração de ‘Simplesmen­te Samuel’ (A Bolha), de Tommi Musturi, narrativa visual sem palavras, cujo protagonis­ta com cara de fantasma caminha invisível

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil