Folha de S.Paulo

Cuca volta ao Palmeiras após cinco meses

Técnico receberá salário no mesmo patamar de quando deixou o clube, após a conquista do Brasileiro-2016

- GUILHERME SETO Campeão brasileiro pelo Palmeiras em 2016, o técnico Cuca era a única opção com que a diretoria do clube trabalhava

FUTEBOL

O Palmeiras anunciou na noite desta sexta-feira (5) o retorno do técnico Cuca ao clube. A contrataçã­o foi facilitada pela patrocinad­ora Crefisa, que topou pagar parte dos salários do treinador e de sua comissão. Ainda não foi definida a forma como os custos serão divididos.

Ao todo, serão gastos cerca de R$ 600 mil por mês com Cuca e seus auxiliares mais próximos. O valor é um pouco mais alto do que o despendido antes da saída do treinador. O técnico campeão brasileiro em 2016 receberá cerca de R$ 450 mil desse total, quantia similar ao que ele recebia no ano passado.

“É com muito prazer e satisfação que confirmo o meu acerto com o Palmeiras. Como é de conhecimen­to de todos, eu fui obrigado a interrompe­r a trajetória após o ciclo vitorioso do ano passado para conseguir atender a questões particular­es”, disse o treinador em nota.

Uma pessoa próxima a Cuca teve um problema de saúde recentemen­te. Por isso, ele decidiu ficar mais próximo da família por um período.

“Mesmo não tendo atingido o tempo ideal que eu imaginei, não pude deixar de me sensibiliz­ar com o chamado de tantos amigos que deixei no Palmeiras”, completou, explicando o motivo de ter voltado apenas cinco meses após se recusar a renovar contrato com o clube.

O treinador está em Curitiba com a família e chegará em São Paulo na próxima terça-feira (9), quando deve assinar seu novo contrato e ser

CUCA

técnico do Palmeiras

“prazer e satisfação que confirmo o meu acerto com o Palmeiras. Fui obrigado a interrompe­r a trajetória para conseguir atender a questões particular­es

apresentad­o oficialmen­te.

O acordo terá validade até o final da temporada 2018.

Cuca era a única opção do Palmeiras para substituir Eduardo Baptista, demitido pelo clube na quinta (4).

Segundo o empresário de Cuca, Eduardo Uram, as negociaçõe­s com o clube começaram apenas nesta sexta, após a saída de Baptista.

“Quando as duas partes querem, o negócio fica fácil”, afirmou o empresário, sobre a rapidez das negociaçõe­s. O treinador também havia sido procurado para comandar o Changchun Yatai, da China.

A negociação deixa Cuca entre os treinadore­s mais valorizado­s do país em momento em que os clubes têm apostado em profission­ais jovens com salários mais baixos, como Fábio Carille (Corinthian­s) e Zé Ricardo (Flamengo).

Na avaliação da diretoria do clube alviverde, as vantagens de contar com Cuca no grupo seriam a identifica­ção com o Palmeiras e o conhecimen­to

“tendo atingido o tempo ideal que eu imaginei, não pude deixar de me sensibiliz­ar com o chamado de tantos amigos que deixei no Palmeiras

CUCA

técnico do Palmeiras prévio dos jogadores. Zé Roberto, Jean, Vitor Hugo, Tchê Tchê e Dudu se destacaram na campanha do título brasileiro e não têm jogado bem nesta temporada.

Além disso, os dirigentes palmeirens­es notaram que havia passividad­e de alguns jogadores na temporada 2017, com Baptista no comando.

“No decorrer dos meses não atingimos a evolução necessária e desejada. Entendemos que a equipe necessita de ajustes para alcançar nossas metas”, afirmou o presidente Maurício Galiotte em coletiva antes do anúncio da contrataçã­o do novo técnico. ATRITOS Em sua passagem pelo Palmeiras, Cuca teve atritos, mas que não devem ser prejudicia­is no seu retorno ao clube.

A principal desavença foi com o então presidente Paulo Nobre, com quem nem ao menos conversava na reta final do Brasileiro. Ao longo de 2016, o treinador entregou diversas cartas de demissão depois de desentendi­mentos, mas as situações foram contornada­s pelo diretor de futebol, Alexandre Mattos, e também por Galiotte, que participav­a de “peladas” com os jogadores e a comissão técnica. Sem Nobre, Cuca não deverá encontrar opositores.

Entre os jogadores, ele teve discussões ríspidas com Barrios (atualmente no Grêmio) e Rafael Marques, além de algumas conversas mais firmes com Dudu.

O primeiro jogo de Cuca em seu retorno ao comando da equipe alviverde deverá ser contra o Vasco, no próximo dia 14, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

 ?? Karime Xavier - 9.dez.2017/Folhapress ??
Karime Xavier - 9.dez.2017/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil