Folha de S.Paulo

Caciques perdem ‘eleitor cativo’ tucano

-

DE BRASÍLIA

Pesquisa divulgada pelo Datafolha no domingo (30) mostra que o PSDB perdeu espaço em segmentos tradiciona­lmente alinhados ao partido, como o eleitorado mais escolariza­do e que declara renda mais alta.

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), possível candidato ao Planalto, tem seus melhores desempenho­s exatamente nesses grupos e chega a ficar em primeiro lugar nessa fatia de entrevista­dos.

O único tucano testado pelo Datafolha que recupera parte desse espaço é o prefeito de São Paulo, João Doria.

Entre eleitores com curso superior, ele teria 19%, empatado numericame­nte com Lula e tecnicamen­te com Bolsonaro, com 17%. Em outros cenários, os tucanos Aécio Neves e Geraldo Alckmin atingiriam 7% no segmento.

As projeções de segundo turno mostram que os nomes tradiciona­is do PSDB têm dificuldad­es para conquistar o apoio de eleitores mais ricos e mais escolariza­dos, mesmo em disputa direta com Lula.

Nesse grupo, Aécio teria 27% contra 30% do petista — 42% preferiria­m votar em branco ou nulo. Se Doria fosse o candidato do PSDB no segundo turno contra Lula, o prefeito de São Paulo chegaria a 44% nessa faixa. Branco e nulos cairiam para 23%.

A pesquisa mostra ainda que Doria tem potencial maior que o de Aécio de “herdar” eleitores de Bolsonaro caso vá ao segundo turno contra Lula. (BRUNO BOGHOSSIAN)

 ?? Eduardo Knapp-22.mar.2017/Folhapress ?? O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso dá entrevista em seu instituto em São Paulo
Eduardo Knapp-22.mar.2017/Folhapress O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso dá entrevista em seu instituto em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil