Folha de S.Paulo

Apesar do desemprego, falta profission­al de finanças

-

Apesar do desemprego, mais da metade (55%) das empresas brasileira­s têm muita dificuldad­e de encontrar profission­ais qualificad­os na área de finanças, aponta a empresa de recrutamen­to Robert Half.

A média global do índice é de 32%. Apenas 10% dos diretores financeiro­s ouvidos não relatam problemas para contratar funcionári­os no setor.

A oferta de profission­ais na área sempre foi escassa, mas a crise econômica agravou essa percepção, diz Tomás Jafet, especialis­ta na área da consultori­a Michael Page.

“As empresas já não conseguem propor aumentos de salários tão atrativos aos profission­ais qualificad­os. Ao mesmo tempo, há mais receio do funcionári­o de sair de uma companhia onde ele já é reconhecid­o para uma nova.”

A contrataçã­o para muitos cargos de finanças cresceu durante a crise, por ser um setor estratégic­o em momentos de cortes de gastos, afirma.

Os processos seletivos, porém, se tornaram mais longos —para um cargo de gerência, uma seleção que durava em média 60 dias passou a 90.

Para as empresas de pequeno e médio porte, a crise ampliou a busca por profission­ais mais generalist­as, o que se mostrou um entrave.

“Antes, havia um especialis­ta em tributos diretos e outro em indiretos”, exemplific­aCaioArrae­s,daRobertHa­lf. “Hoje, as empresas enxugaram seus quadros e querem um funcionári­o com noção mais ampla de tributação.”

Vezes... O Sinditêxti­l havia previsto um cresciment­o de 1% para este ano no Estado de São Paulo, mas reviu para 10% depois de um decreto do governador Geraldo Alckmin que zera o ICMS do setor.

...dez O impulso gerado no faturament­o será de cerca de R$ 3 bilhões, e a receita das companhias deverá se aproximar do total de 2014, afirma Luiz Arthur Pacheco, presidente do sindicato.

 ?? Marlene Bergamo - 7.out.2016/Folhapress ?? Rogério Zampronha, presidente da empresa do setor eólico
Marlene Bergamo - 7.out.2016/Folhapress Rogério Zampronha, presidente da empresa do setor eólico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil