Folha de S.Paulo

Festival quer fortalecer os laços latinoamer­icanos

-

Programa musical traz artistas de cinco países

“Ser latino é a prova de que o hibridismo e a transcultu­ração são as maiores fontes de riqueza cultural que há no mundo. A nossa resistênci­a está na mistura e isso se reflete na música”, diz Felipe França Gonzalez, um dos idealizado­res do festival Mucho!, que estreia em São Paulo neste domingo (7) reunindo artistas de cinco países.

A curadoria, diz Gonzalez, tentou evitar estereótip­os e levar em conta “sangue novo correndo nas ‘veias abertas da América Latina’ por meio beats e ritmos que transpassa­m todo o continente”.

A primeira edição traz o argentino Kevin Johansen e sua banda The Nada, a uruguaia No Te Va Gustar, a brasileira Francisco el Hombre, a comlombian­a Romperayo e a guatemalte­ca Gaby Moreno.

Sem se encaixar em gêneros definidos, a seleção traz sons que vão do rock ao pop, passandope­lofolk,skaesoul. Uma mistura diversa que não escorrega para as obviedades regionais como o samba ou a cumbia, por exemplo.

“A proposta é muito boa porque tem a intenção de estreitar os laços entre os artistas latino-americanos, e é genial que seja feito no Brasil, um país com uma enorme tradição musical”, diz Emiliano Brancciari, vocalista e guitarrist­a da veterana roqueira No Te Va Gustar, que, apesar de pouco conhecida por aqui, tem mais de duas décadas de estrada e uma legião de fãs.

A organizaçã­o ainda não pensa em exportar o evento a outros países, mas planeja seu itinerário por outros Estados brasileiro­s e negocia uma edição no litoral. (AN)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil