Folha de S.Paulo

Macron vence eleição na França

Mais jovem presidente eleito no país, o centrista derrota Marine Le Pen e ajuda a barrar onda nacionalis­ta na Europa

- Mundo A8 %

U r

O centrista Emmanuel Macron derrotou por margem expressiva a ultranacio­nalista Marine Le Pen e será o novo presidente da França. Macron teve 66% dos votos válidos, contra 34% da adversária.

O novo presidente elegeuse com uma plataforma liberal, de defesa da integração europeia e do livre mercado, se opondo à cartilha isolacioni­sta e com inclinaçõe­s xenófobas de Le Pen.

Aos 39 anos, será o mais jovem titular do cargo. Sua parca experiênci­a é motivo de especulaçõ­es. Ele se apresentou como um nome de fora da política, embora tenha sido ministro da Economia do governo socialista.

Seu movimento, o En Marche!, foi criado há um ano.

O segundo turno da eleição, que não incluiu as duas forças tradiciona­is da França (socialista­s e republican­os), bateu o recorde de votos brancos e nulos (11,5%). A abstenção chegou a 25,4%.

A eleição de Macron pode ser lida como uma reação à onda antiglobal­ização, que levou à aprovação do “brexit” no Reino Unido e à eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, informam os enviados especiais Diogo Bercito e Rodrigo Vizeu.

“Eu sei das divisões na nossa nação, que levaram alguns a votar por partidos extremista­s. Eu os respeito”, disse Macron em discurso após a vitória. Le Pen afirmou que seu partido vai liderar a oposição.

 ??  ??
 ??  ?? 28º TÍTULO Desacredit­ado no início, Corinthian­s vence Campeonato Paulista, com empate com a Ponte Preta (1 X 1); Cássio é o goleiro com mais títulos do time
28º TÍTULO Desacredit­ado no início, Corinthian­s vence Campeonato Paulista, com empate com a Ponte Preta (1 X 1); Cássio é o goleiro com mais títulos do time

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil