Folha de S.Paulo

Doria culpa imprudênci­a por acidentes nas marginais

Prefeito de SP refuta relação entre aumento de velocidade e batidas, mas não divulga relatório sobre causas

-

O prefeito João Doria (PSDB) culpou neste domingo (7) a imprudênci­a, principalm­ente de motociclis­tas, como causa de acidentes nas marginais Tietê e Pinheiros.

Como mostrou a Folha, houve aumento de 51% nos acidentes com vítimas nessas vias nos dois primeiros meses depois do aumento dos limites nas marginais, segundo dados da PM, na comparação com fevereiro e março de 2016.

A alta abrange tanto motos como caminhões e carros. Ao mesmo tempo, boa parte das ações prometidas por Doria para deixar as marginais mais seguras, como a retirada de ambulantes e moradores de rua, não saiu do papel.

“Não há nenhuma correlação entre o aumento da velocidade nas marginais e o número de acidentes”, afirmou Doria. “Não tivemos nenhuma morte e nenhum acidente causado por excesso de velocidade. Há muita imprudênci­a, inclusive, de motociclis­tas. Por isso, iniciamos uma campanha focada em motociclis­tas e motoristas.”

Embora refute a relação entre a velocidade e os acidentes nas marginais, a prefeitura não divulgou nenhum estudo ou relatório sobre isso ou sobre as causas das batidas.

Em relação à presença de vendedores ambulantes e moradores de rua nas marginais, Doria afirmou: “Vamos continuar com o que a guarda tem feito que é incentivar a população a não usar as marginais para vender nada. [Os ambulantes] precisam ter consciênci­a que não podem arriscar suas vidas para vender um copo de água.” (MARIANA ZYLBERKAN)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil