Folha de S.Paulo

Supla ataca Doria e ‘privatizaç­ões do espaço coletivo’ com punk rock pesado

- IVAN FINOTTI

“Eleitores do Doria/ Faltaram na aula de história/ Do Brasil, do Brasil, do Brasil”, canta Supla, em sua mais recente criação. E lá vem o refrão, marcado por guitarras raivosas, bem construída­s, de punk rock pesado: “Magnatas obcecados/ Negócios lucrativos/ Privatizaç­ões do espaço coletivo”.

Não se sabe o que o prefeito João Doria (PSDB) achou da citação —procurado pela Folha no domingo (7), preferiu não comentar os versos.

A música também inclui trecho de entrevista de Doria à rádio Jovem Pan em 28/4: “E volto a dizer a esses grevistas: acordem mais cedo, vagabundos. Recado dado”.

“A canção tem um lado irônico e outro sério”, diz Supla. “Fico impression­ado com o número de pessoas dormindo nas ruas da cidade. Isso não é normal; é desumano.”

O cantor admite que o problema não é só da gestão Doria e nem começou há pouco. “Não sou de nenhum partido, mas, como artista, tenho o dever de fazer essa observação.”

Morador há dez anos de um prédio em frente à praça da República, Supla corre todo dia pela região. É quando conversa com moradores de rua.

Citações musicais a Doria estão pipocando desde o início do ano, como nas marchinhas de Carnaval “Pinto por Cima” e “De Brocha na TV”, ambas ironizando a ordem do prefeito para apagar grafites.

Mais contundent­e foi a censura da TV Cultura à banda Alafia, que gravou uma música com o trecho “SP é fio de navalha/ O pior do ruim/ Doria, Alckmin/ Não encosta em mim playboy/ Eu sei que tu quer o meu fim”. A repercussã­o negativa fez a emissora voltar atrás e exibir a íntegra da apresentaç­ão.

A canção de Supla, escrita com Tatiana Prudencio, chama “Como os Ricos Pensam”. A esse respeito, traz os seguintes trechos: “Prazer exclusivo/ É como os ricos pensam/ Riqueza em excesso emburrece, emburrece/ Totalmente alienado/ Só está preocupado/ Em se refrescar no ar condiciona­do, condiciona­do, condiciona­do”.

“O trabalhado­r que acorda às 5h, pega duas horas de condução lotada na ida e duas na volta, esse cara não tem seguro de saúde, não tem acesso a uma boa educação. E muitas pessoas ricas ignoram isso. Eu sei porque venho dessa classe”, arremata.

Supla faz show em São Paulo em 2/6, no teatro Bradesco, apresentan­do o DVD que marcou seus 30 anos de carreira, gravado no Auditório Ibirapuera em 2016.

 ?? Diego Padgurschi/Folhapress ?? Supla corre em calçada do centro de São Paulo, onde vive
Diego Padgurschi/Folhapress Supla corre em calçada do centro de São Paulo, onde vive

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil