Folha de S.Paulo

Em Guarulhos, só artistas famosos são remunerado­s

- THALITA MONTE SANTO JESSICA SOUZA

A primeira edição da Virada Cultural Paulista em Guarulhos, marcada para sábado (13) e domingo (14), gerou revolta entre os artistas das região. A prefeitura quer que eles se apresentem sem receber cachê pela participaç­ão.

O evento também terá nomes conhecidos, como Daniela Mercury e as bandas Dona Zaíra e Francisco El Hombre, que receberão pelos shows. Já o edital de chamamento para os artistas regionais prevê “participaç­ões voluntária­s”.

Cerca de 200 representa­ntes culturais escreveram um manifesto contra a iniciativa. “Me senti extremamen­te desrespeit­ada pela palavra ‘voluntário’ e também porque há uma cláusula na qual o artista autoriza a sua imagem para a divulgação dos eventos”, afirma a atriz e cineasta Janaína Reis, 28.

“Na outra gestão a valorizaçã­o dos coletivos e artistas da cidade não foi pauta. E, pelo visto, nesta gestão também não será”, diz o produtor cultural Leandro Santos Domingos, 35, que atua há 11 anos na cidade, comandada de 2001 a 2016 pelo PT e agora administra­da por Gustavo Costa, o Guti (PSB).

A Prefeitura de Guarulhos informou que 400 artistas se cadastrara­m para participar voluntaria­mente do evento, e que a ausência de cachê se deve à falta de caixa. A gestão Guti diz ainda que “compreende a extrema necessidad­e da inauguraçã­o de uma política de cachês artísticos e já realiza um estudo orçamentár­io para [...] realizála num futuro próximo”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil