Folha de S.Paulo

CRÍTICA ‘Master of None’ se supera na 2ª temporada

Criados e protagoniz­ados pelo comediante hindu-americano Aziz Ansari, os dez episódios novos já estão na Netflix

- TETÉ RIBEIRO

“Master of None”, que colocou o comediante Aziz Ansari na mesma liga de Louis C.K. e Larry David, volta ainda melhor na segunda temporada. A série de dez episódios está disponível para na Netflix desde a última sexta (18).

Como na estreia de 2015, mostra o dia a dia de Dev Shah, um ator de 30 e poucos anos, de ascendênci­a hindu como Ansari, em começo de carreira e que vive em Nova York, enquanto vai atrás de trabalho, convive com os amigos e procura um amor.

Cada episódio é um verdadeiro curta-metragem, que busca inspiração em séries como “Seinfeld” e “Louie” e, no cinema, especialme­nte nos filmes de Woody Allen.

Nesta temporada, que começa na Itália, há uma homenagem também ao neorrealis­mo italiano, principalm­ente ao filme “Ladrões de Bicicleta” (1948), de Vittorio de Sica, cuja trilha aparece no primeiro episódio.

A série está mais bonita esteticame­nte e Aziz, melhor como ator. Mas, mais importante, os episódios estão mais bem escritos, com personagen­s menos bidimensio­nais.

A trama começa em Modena, no norte da Itália, para onde Dev se mudou por algum tempo para aprender a falar a língua e a fazer massa, sua comida preferida.

Como quase tudo em “Master of None”, a série cria uma versão das coisas que acontecera­m de verdade na vida de Aziz Ansari, que passou um tempo na Itália depois do fim da primeira temporada.

O comediante, filho de imigrantes indianos, usa grande parte de sua experiênci­a como minoria racial para tocar no assunto das diversas formas de racismo na sociedade americana de um ponto de vista pessoal.

O que o separa de outros comediante­s que falam desse assunto, como um de seus mentores, Chris Rock, é que Ansari não parece ter raiva, e sim pena, de quem o discrimina. É também por ser bem menos neurótico que ele se diferencia de Woody Allen, Seinfeld e Louis C.K..

Na primeira temporada, o episódio que mais repercutiu foi “Parents” (pais), em que ele e seu amigo, o filho de taiwaneses Brian (Kelvin Yu), fazem um jantar para ouvir as histórias de seus pais, todos imigrantes.

Agora, o destaque é um capítulo

 ?? Divulgação ?? Aziz Ansari, protagonis­ta e criador de ‘Master of None’, em cena da segunda temporada
Divulgação Aziz Ansari, protagonis­ta e criador de ‘Master of None’, em cena da segunda temporada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil