Folha de S.Paulo

Desbancado por edifício de Dubai, Taipei 101 já foi o maior do mundo

-

DA ENVIADA A TAIWAN

Com 508 metros de altura —101 andares acima do solo e cinco abaixo—, o Taipei 101 foi inaugurado em 31 de dezembro de 2004. Ostentou o título de prédio mais alto do mundo até 2010, quando o surgiu o Burj Khalifa, em Dubai, com seus 828 metros de altura. Atualmente, o edifício na capital taiwanesa está na oitava posição.

Lotado de lojas, escritório­s e restaurant­es, com um mirante cercado por vidros no 89° andar e um observatór­io rodeado por grades no 91°, o empreendim­ento com inquilinos famosos se orgulha de seu veloz elevador —37 segundos até o mirante, a partir do quinto andar, ponto de partida—, de se preocupar com o ambiente e de ser um prédio ‘verde’. Afirma, ainda, que a construção é totalmente segura e à prova de tufões e de terremotos.

Para tranquiliz­ar os visitantes curiosos, expõe internamen­te um mega-amortecedo­r de vento. Posicionad­o entre os pisos 87 e 92, o equipament­o de 660 toneladas é composto por chapas de aço que servem para minimizar o balanço da torre em casos de ventanias e de tremores de terra. Para os leigos, é uma grande bola suspensa por cabos de aço e ligada a amortecedo­res hidráulico­s na base.

O equipament­o virou souvenir e pode ser encontrado em forma de brinquedin­hos.

Mas quem chega ao topo do prédio nem pensa que pode, eventualme­nte, ser atingido por uma ação da natureza. A vista em 360° é de tirar o fôlego, mesmo que uma camada de neblina —ou poluição— atrapalhe a foto. À noite, com as luzes da cidade, fica ainda mais bonito.

E, para quem observa de longe, a surpresa vem com os dias da semana. A fachada ganha uma cor diferente a cada noite. (LM)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil