Folha de S.Paulo

Empresário relata conversas com Meirelles

-

DE BRASÍLIA

Na conversa gravada com o presidente Michel Temer, Joesley Batista também falou sobre a “ótima” relação que tem com Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, mas faz algumas reclamaçõe­s. Eles trabalhara­m juntos porque Meirelles foi presidente da J&F, a holding do grupo JBS.

“Não sei o quanto vou mais firme nele, o quanto deixo ele com essa pepineira”, diz Batista sobre Meirelles.

O empresário afirma que já conversou com Meirelles sobre o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos, e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

“Precisa mexer na Receita Federal, pô, o Rachid está aí há tanto tempo. [Meirelles teria respondido] ‘Ih não posso, [e também] BNDES é do [Ministério do] Planejamen­to’”, registra o áudio.

Joesley disse ter questionad­o Meirelles sobre assuntos relacionad­os ao BC, mas que o ministro afirmou que, lá, o Ilan é que “faz as coisas”. “Mas você [Meirelles] que manda nessa merda”, completou o empresário.

Batista disse a Temer que reclamou a Meirelles sobre o presidente do Cade. “Eu não vou falar nada descabido, mas olha, esse presidente do Cade... precisa ter presidente do Cade ‘ponta firme’”, afirma.

“Eu queria ter alguma sintonia contigo para quando eu falar com ele, ele não jogar, ‘ah não, o presidente’”, disse Batista. “Não deixa”, completou Temer.

O empresário também fala sobre a CVM (Comissão de Valores Mobiliário­s). “Agora, tá o presidente da CVM pra trocar ou não trocar. É outro lugar. E aí eu queria assim, se eu falar com ele [Meirelles] e ele empurrar pra vc, eu poder dizer ‘não, não, não, não’.” “Pode fazer”, disse Temer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil