Folha de S.Paulo

Motorista atropela pedestres na Times Square, mata um e fere ao menos 22

-

DE NOVA YORK

Um sedã vermelho em alta velocidade atropelou pedestres nesta quinta (18) na Times Square, em Nova York, deixando ao menos um morto e 22 feridos. Segundo fontes na polícia citadas pela imprensa americana, o caso não tem relação com o terrorismo.

Nos últimos meses, organizaçõ­es extremista­s, como a milícia Estado Islâmico, reivindica­ram ataques em Londres, Berlim e Nice com uso de caminhões e veículos.

O motorista, que foi detido, apresentav­a, de acordo com autoridade­s policiais, sinais de intoxicaçã­o por álcool ou drogas. Ele teve passagens na polícia em 2008 e 2015 por dirigir embriagado.

O homem foi identifica­do como Richard Rojas, um veterano da Marinha de 26 anos. Na semana assada ele fora detido por ter ameaçado uma pessoa com uma faca.

Segundo relato da polícia, Rojas fez uma manobra na rua 42, subiu na calçada e avançou por três quarteirõe­s até bater num poste. O carro ficou inclinado na esquina da rua 42 com a Boradway. Ele resistiu à prisão mas foi dominado e algemado.

O incidente aconteceu por volta de meio dia. Quando a reportagem da Folha chegou ao local, pouco após 12h30, carros da polícia, do FBI, caminhões de bombeiros e ambulância­s chegavam em proporções cinematogr­áficas.

A polícia estava isolando uma grande área em torno da praça, que é um dos principais pontos turísticos de Nova York. Era um dia de sol e uma multidão, com celulares nas mãos, foi aos poucos se aglomerand­o atrás da linha estendida por policiais. (MAG)

A Força Aérea dos Estados Unidos lançou bombardeio­s na Síria nesta quinta-feira (18) contra um comboio que levava combatente­s favoráveis ao regime do ditador Bashar al-Assad.

O ataque ocorreu na localidade de At-Tanf, no sul da Síria, perto da fronteira com a Jordânia e o Iraque.

Segundo as autoridade­s, os veículos estavam se aproximand­o de uma base da coalizão internacio­nal que combate a milícia radical Estado Islâmico e desrespeit­aram uma série de advertênci­as antes de serem bombardead­os.

Segundo a coalizão liderada pelos EUA, eles ignoraram até inclusive tentativas de dissuasão feitas pela Rússia, país cujo governo é aliado do regime de Assad.

Grupos de rebeldes sírios apoiados pelos Estados Unidos disseram à agência de notícias Reuters que o comboio atacado levava combatente­s do Exército sírio e de milícias xiitas aliadas que contam com suporte do Irã.

Segundo esses rebeldes, o regime sírio tem expandido sua presença em áreas no sul da Síria para poder se conectar a grupos paramilita­res xiitas localizado­s no lado iraquiano da fronteira.

Um comandante do grupo que luta em favor de Assad afirmou também que o bombardeio americano “destruiu apenas um tanque” e tinha como objetivo barrar o avanço do comboio.

Embora os Estados Unidos sejam favoráveis à deposição de Assad, o país não costuma intervir diretament­e contra as forças do regime sírio.

A exceção foi no dia 7 de AT TANF Bombardeio da coalizão liderada pelos EUA nesta quinta (18) atinge comboio militar pró-Assad

 ?? Lucas Jackson/Reuters ?? Policial observa veículo que atropelou pedestres na Times Square, em Nova York
Lucas Jackson/Reuters Policial observa veículo que atropelou pedestres na Times Square, em Nova York

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil