Folha de S.Paulo

Unasul debaterá crise no Brasil em reunião informal em Quito

Encontro deve ocorrer na posse de Lenín Moreno; Temer não irá

-

A escalada da crise política no Brasil chama a atenção dos países vizinhos, que devem debatê-la ainda nesta semana, apurou a Folha.

Uma reunião informal da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) deve ocorrer com os presidente­s de países-membros da organizaçã­o que estiverem presentes na posse de Lenín Moreno como presidente do Equador, nesta quarta (24) em Quito, informou a Chancelari­a argentina.

Segundo a Folha apurou, o encontro dos mandatário­s foi convocado para tratar de temas candentes da região — entre eles, a crise brasileira e a situação na Venezuela.

O presidente Michel Temer não deve estar presente. O Brasil será representa­do na posse de Moreno pelo subsecretá­rio-geral do Ministério das Relações Exteriores para a América Latina e o Caribe, Paulo Estivallet de Mesquita.

Segundo o governo equatorian­o, confirmara­m presença na posse de Moreno Mauricio Macri (Argentina), Michelle Bachelet (Chile), Juan Manuel Santos (Colômbia), Evo Morales (Bolívia) e Horacio Cartes (Paraguai). A Argentina exerce a presidênci­a pro-tempore da Unasul.

Também na pauta do encontro estará a nomeação do novo secretário do bloco. A Argentina apresentar­á a candidatur­a de José Octavio Bordón, atual embaixador do país no Chile, para o cargo.

A cerimônia de posse de Moreno começa às 10h (12h em Brasília) no Palácio de Carondelet, sede do governo. O novo presidente receberá uma nova faixa presidenci­al, pois a que foi usada por Rafael Correa na última década irá para recém-inaugurado museu do edifício histórico.

O partido do governo, Alianza País, manterá a maioria na Assembleia unicameral. O discurso de Moreno nos últimos dias reforçou a promessa de manter o diálogo com a oposição e de ser menos combativo que o antecessor. (SC)

 ?? Ariana Cubillos/Associated Press ?? » RESGATE Manifestan­tes carregam mulher desmaiada após respirar gás lacrimogên­eo em protesto em Caracas; caos em Barinas, Estado natal de Chávez, deixa quatro mortos
Ariana Cubillos/Associated Press » RESGATE Manifestan­tes carregam mulher desmaiada após respirar gás lacrimogên­eo em protesto em Caracas; caos em Barinas, Estado natal de Chávez, deixa quatro mortos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil