Folha de S.Paulo

Trocou os carros pelos trens em sua garagem

- MARCOS TEIXEIRA DE FREITAS (1942-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES NORBERTO LUIZ NOTARI - Aos 59, casado com Elenice De Faria Notari. Deixa os filhos Cesar Luís, Norberto Luiz, Rafael e quatro netos. Memorial Park Alpha Campus, Estrada Velha de Itapevi, 498, J

Diferente de seus vizinhos, a garagem de Marcos Teixeira de Freitas não tinha carro, mas tinha trem. Tudo bem que eram em modelos pequenos, de madeira, mas não deixavam de chamar a atenção das pessoas, que chegavam a visitar o inusitado cômodo.

Trabalhos manuais eram uma paixão para esse engenheiro químico. Fazia cada detalhe, não apenas dos trens, mas de todos os seus experiment­os. Desde os armários pendurados nas paredes de sua casa até a casa de boneca gigante que fez para as filhas.

Nascido e criado na capital paulista, Marcos herdou os talentos dos pais. Uniu as habilidade­s do pai engenheiro com o talento da mãe, que fazia pinturas e cerâmicas.

Formou-se em engenharia química e trabalhou em empresas como Kibon e Adopho Lindenberg. Mesmo aposentado ainda dedicou 20 anos a sua corretora de seguros —parou apenas no ano passado.

Sempre calmo, não entrava em discussões, principalm­ente em casa. Seguia as vontades da mulher, Maria Cristina, e dos quatro filhos.

Quando não estava trabalhand­o ou dedicado às obras em sua garagem, Marcos gostava de caminhar e de viajar. Lugares históricos eram os seus favoritos. Fosse na Rússia, na Alemanha ou na França, ele sempre aproveitav­a para explorar os museus.

Em casa, gostava de coisa simples. Não dispensava um pote de pipoca e um copo de guaraná na companhia dos netos ou os almoços de sábado com toda a família.

Na mesma calma com que viveu, morreu, no último dia 12, aos 74 anos, enquanto dormia. Deixa a mulher, os filhos, dois irmãos e sete netos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA na igreja Nossa Sra. do Perpétuo São Paulo (SP).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil