Folha de S.Paulo

Carrefour dá 1º passo para lançar ações

Caso se concretize, operação seria a 4ª do tipo na Bolsa brasileira neste ano, após Azul, Hermes Pardini e Movida

-

Grupo francês informa cresciment­o de vendas no país; recursos iriam para quitar dívidas e reforçar capital de giro

O Atacadão S.A., que reúne as atividades do grupo varejista francês Carrefour no Brasil, protocolou prospecto na CVM como primeiro passo para lançar ações no país. O grupo detém as marcas Atacadão, Carrefour, Carrefour Bairro, Express, Banco Carrefour, Drogarias Carrefour e Carrefour Postos.

Caso se concretize, será o quarto IPO na Bolsa brasileira neste ano. A companhia de aviação Azul, o laboratóri­o Hermes Pardini e a Movida, de aluguel de carros, já fizeram ofertas públicas iniciais de ações neste ano.

O Atacadão diz que os recursos levantados com o IPO (sigla do oferta inicial de ações, em inglês) serão usados para pagar empréstimo­s entre as empresas do grupo, liquidar posições de swap detidas pela companhia com o objetivo de diminuir a exposição cambial e reforçar o capital de giro. EM ALTA Em abril, o Carrefour havia indicado que as vendas no Brasil foram impulsiona­das pelo desempenho das lojas Atacadão. De acordo com informaçõe­s no site do Carrefour, as vendas tiveram cresciment­o de 5,6% no primeiro trimestre de 2017 na base anual, com € 3,666 bilhões.

“O sucesso do Carrefour no país reflete o progresso contínuo do Atacadão e dos hipermerca­dos, bem como a abertura de lojas de conveniênc­ia sob a bandeira Express”, afirmou no comuni- cado sobre os números de vendas do primeiro trimestre.

Em março, Abilio Diniz, importante acionista do Carrefour, disse à agência Reuters que a listagem das ações poderia ocorrer em meados de 2017 se houvesse sinais de que a economia brasileira estivesse saindo da pior recessão da história. GOVERNANÇA MAIOR Uma porta-voz do Carrefour disse nesta quarta-feira (24) que o prospecto, que contém informação financeira sobre os negócios do grupo no Brasil, é um passo preliminar e preparatór­io antes de um possível IPO.

Segundo informaçõe­s da empresa, a intenção é lançar os papéis no segmento Novo Mercado da Bolsa, que tem regras de governança mais rígidas e exige que a companhia tenha, por exemplo, somente ações com direito a voto em circulação.

 ?? Suamy Beydoun - 1º.fev.2017/Agif/Folhapress ?? O empresário Abilio Diniz, acionista do grupo que opera as marcas do Carrefour no Brasil
Suamy Beydoun - 1º.fev.2017/Agif/Folhapress O empresário Abilio Diniz, acionista do grupo que opera as marcas do Carrefour no Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil