Folha de S.Paulo

JBS gera pedidos de saída de governador­es

-

de aliados dos governador­es é que os pedidos não devem prosperar. Os quatro gestores têm maioria na Assembleia e são aliados dos presidente­s das Casas Legislativ­as, a quem cabe aceitar e fazer tramitar os pedidos.

No Ceará, por exemplo, o presidente da Casa, Zezinho Albuquerqu­e (PDT) indeferiu o pedido dois dias depois de ele ter sido protocolad­o pelo deputado oposicioni­sta Capitão Wagner (PR), que recorreu.

“Vamos mobilizar a população para pressionar os deputados. Há uma série de evidências de que o ex-governador Cid Gomes participou dessa maracutaia em prol da campanha do governador Camilo Santana”, diz Wagner.

Além do conteúdo das delações, o deputado estadual afirma que houve crime de responsabi­lidade do governador ao não apurar a conduta nem afastar dois secretário­s do governo do Estado também citados na delação dos executivos da J&F.

Em SC, os pedidos de deposição foram protocolad­os pela bancada do PSOL na Câmara de Vereadores de Florianópo­lis e por 32 pessoas ligadas ao Fórum de Luta em Defesa dos Servidores Públicos do Estado.

Ambos aguardam aval do presidente da Assembleia Legislativ­a, onde o governador tem uma base aliada composta por 30 dos 40 deputados. Procurado pela reportagem, o presidente Silvio Dreveck (PP) disse que só falaria sobre o assunto após uma análise dos pedidos.

No fim de semana, a OABSC cobrou explicaçõe­s do governador sobre as acusações dos executivos da JBS e não descartam também pedir o impeachmen­t do governador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil